Na Serra catarinense, um verdadeiro monumento natural chama a atenção de turistas e pesquisadores. Conhecido como Pinheirão, o gigante de São Joaquim é considerado por alguns pesquisadores a maior araucária do Brasil, com idade estimada entre 600 e 900 anos.
Continua depois da publicidade
Localizado em uma propriedade privada, na Fazenda e Pousada Pinheirão, a cerca de 5 km do distrito de Pericó, o exemplar impressiona por suas dimensões: 3,25 metros de diâmetro, 10,21 metros de circunferência, 39,2 metros de altura e um volume de 106,6 metros cúbicos. Além disso, possui em sua base uma grande cavidade, quase como uma fenda que impressiona quem visita.
Para chegar até ele, o visitante percorre uma trilha ladeada por xaxins centenários. Por ser em local privado, é importante verificar a disponibilidade para visitação.
Veja fotos do “pinheirão”
Mais do que um atrativo turístico, o Pinheirão é símbolo de preservação ambiental e de identidade regional.
Continua depois da publicidade
— É um mergulho na nossa própria história natural e um exemplo de como o turismo pode ser um aliado na conservação — destaca a diretora de Turismo e Eventos de São Joaquim, Ana Paula Lemos.
Leia também
Igreja centenária de pedra encanta visitantes em cidade turística da Serra de SC
Capital das casas subterrâneas fica em SC e guarda tesouro indígena milenar





