Urupema registrou a menor temperatura do amanhecer desta quinta-feira (3) em Santa Catarina. Com o título de cidade mais fria do Brasil, os termômetros marcaram – 4,85°C , às 7h, mas a sensação térmica chegou a -13°C, de acordo com a Epagri/Ciram. Segundo a Defesa Civil, as temperaturas começam a subir de forma gradual a partir da tarde de quinta-feira (3), com o afastamento da massa de ar frio de origem polar.
Continua depois da publicidade
A sensação térmica é a percepção subjetiva da temperatura do ambiente pelo corpo humano. A medida térmica é influenciada pelo vento, que teve máxima de 30 km/h às 7h, em Urupema. No mesmo horário, os termômetros no município marcavam -4,85°C.
Além de Urupema, mais cidades da Serra de Santa Catarina registraram temperaturas abaixo de 0°C. Em São Joaquim, a mínima registrada foi de – 3,66°C e em Bocaina do Sul -2,98°C. Em Bom Retiro os termômetros marcaram – 2,27°C, já em Rio Rufino -1,05°C.
Veja as menores temperaturas desta quinta-feira (3)
- Urupema: – 4,85°C
- São Joaquim: – 3,66°C
- Bocaina do Sul: -2,98°C
- Bom Retiro: – 2,27°C
- Palmeira: -1,32°C
- Rio Rufino: -1,05°C
- Otacílio Costa: -1,05°C
- Urubici: -0,14°C
- Lages: – 0,8°C
Veja fotos do frio em SC
Continua depois da publicidade
Fim da onda de frio
Durante a tarde desta quinta-feira, as máximas sobem um pouco mais em comparação aos dias anteriores e variam entre 15ºC e 18°C na maioria das regiões. Já nas áreas mais altas, ficam em torno de 12°C. Segundo a Defesa Civil, a massa de ar frio de origem polar, que atua na região sul do Brasil, deve aos poucos se deslocar em direção ao alto mar.
É nesta quinta, também, que o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a onda de frio termina, às 8h. De acordo com a Epagri/Ciram, esta é a quarta massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil em 2025 e a segunda do inverno.
Leia mais
Com novas regras, quatro voos marcam retomada do balonismo em Praia Grande