Os voos de balão foram retomados em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (2). O balonismo, que é um motor turístico e econômico da cidade, estava suspenso por 10 dias, desde o acidente que matou oito pessoas no último dia 21. Quatro balões decolaram durante a manhã no Campo de Decolagem Três Irmãos, com novas regras de segurança estipuladas pela Associação de Pilotos e Empresas de Balonismo (AVIBAQ).
Continua depois da publicidade
No primeiro dia, mais de 20 passageiros voaram nos céus da Capital dos Canyons. O piloto e vice-presidente da Associação de Pilotos e Empresas de Balonismo (AVIBAQ), João Justo, conhecido como João do Balão, conta que pessoas de vários estados brasileiros estiveram presentes. O primeiro voo registrado foi por volta das 7h.
— Tínhamos nossos alunos nos nossos voos de instrução. Eu levei um casal catarinense e uma moça lá de São Paulo. Eles estavam super animados, curtiram demais o voo. Foi um voo lindo hoje, o céu estava muito bonito, foi um dia muito bom mesmo — relata João.
Veja fotos da retomada de voos em Praia Grande
Novas medidas de segurança
O recomeço do balonismo no município também foi marcado por novas medidas de segurança nos voos. A AVIBAQ definiu uma checklist de equipamentos necessários, para que os pilotos confiram antes das operações. Entre os itens obrigatórios a partir de agora, estão:
Continua depois da publicidade
- Dois extintores de incêndio nos balões;
- Mantas antichamas;
- Rádios comunicadores.
Outra iniciativa adotada pela associação foi a criação de uma comissão de meteorologia, que conta com a participação de cinco pilotos experientes. Um dia antes de qualquer operação, o grupo define se os voos podem ou não serem realizados conforme as condições climáticas.
Por sinal, eles já entraram em ação nesta semana, pois os voos voltariam na terça-feira (1°), mas após boletim meteorológico emitido pela comissão, a retomada ficou para a manhã desta quarta.
O setor do balonismo de Praia Grande e região aguarda pela regulamentação da prática junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Enquanto isso, as novas medidas adotadas pela associação são seguidas por todos os pilotos e empresas da área. O primeiro dia foi de voos bem sucedidos, sem ocorrências registradas.
De acordo com dados da secretaria de Turismo de Praia Grande, desde o início do balonismo no município em 2017, foram realizados mais de 40 mil voos. Em média, mais de 600 balões decolam por mês na cidade, que é conhecida como a “Capadócia Brasileira”, justamente pela prática turística.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Tragédia em Praia Grande: o que dizem as regras sobre balonismo no Brasil
Regulamentação do balonismo deve avançar emergencialmente, diz prefeitura de Praia Grande
Anac informa para Amin que busca solução equilibrada à prática de balonismo no país