As operações de voos de balão seguem sem ser retomadas em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. As atividades estavam marcadas para reiniciar na manhã desta terça-feira (1°), porém, foram adiadas devido às condições climáticas. A decisão foi tomada pela Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente (AVIBAQ).
Continua depois da publicidade
Em boletim meteorológico emitido pela Comissão de Meteorologia e Segurança da AVIBAQ, nessa segunda-feira (30), os voos foram cancelados.
“Fortes rajadas provocadas por sistema de pressão em atuação na região, seguindo para o mar. Condições inseguras para voo”, escreveu a associação em nota.
Já são 10 dias sem voos na Capital dos Canyons. O balonismo é um dos principais atrativos turísticos da cidade e iniciou em 2017, tendo mais de 40 mil voos registrados desde então. Em média, são realizados mais de 600 voos por mês.
Motociclista fica ferido após colidir e ser arremessado por cima de carro no Sul de SC
Continua depois da publicidade
A Comissão de Meteorologia e Segurança é uma das novas medidas de segurança adotadas pela AVIBAQ. O grupo é composto por cinco pilotos experientes, que confirmam a possibilidade de operações com um dia de antecedência.
Além da comissão, os pilotos contarão agora com uma checklist de tarefas a serem feitas antes dos voos, assim como a presença de dois extintores de incêndio em cada aeronave, rádios comunicadores, manta anti chamas e outros itens que devem ser divulgados em breve.
O setor do balonismo da região ainda aguarda a regulamentação dos voos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Leia mais
Da música ao ativismo ambiental: a relação do cantor Armandinho com a Praia do Rosa, em SC
Piloto revela detalhes da dinâmica do acidente de balão que matou oito pessoas em Praia Grande
