Em função do trágico acidente com um balão no município de Praia Grande, Sul de Santa Catarina, que resultou em oito mortes no sábado (21), o senador Esperidião Amin (PP-SC) procurou nesta segunda-feira (23) a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para saber o que está sendo feito visando mais segurança. O diretor-presidente substituto da agência, Roberto José Silveira Honorato, informou ao parlamentar que a agência está discutindo esse assunto e busca uma solução equilibrada, primeiro priorizando a segurança das pessoas, e depois, vendo condições para a continuidade dessa atividade turística que ganhou importância econômica.
Continua depois da publicidade
De acordo com Honorato, a Anac está discutindo esse assunto de segurança desde dezembro do ano passado. O plano é fazer audiências públicas a exemplo do que foi feito anteriormente. Amin se colocou à disposição para colaborar e deve se encontrar na semana que vem com lideranças da Anac, em Brasília.
Amin contou que aproveitou esse contato com o diretor da Anac para falar também sobre o eVTOL, as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, previstas para serem opção de transporte público nos próximos anos. O senador de SC é autor de projeto que visa prover as condições legais para essas aeronaves operarem.
– A proposta busca prover a base legal para a regulamentação e a implementação de políticas voltadas à mobilidade aérea urbana, com foco
em tecnologias sustentáveis, prevendo a atuação da autoridade aeronáutica na definição de normas e incentivos, inclusive para instalação de vertiportos e operações com aeronaves autônomas – destaca o projeto do senador de SC.
Continua depois da publicidade
Segundo Amin, o senador Lucas Barreto, relator da proposta, já deu o parecer ao projeto de lei. Atualmente, o projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Alternativa de transporte urbano com jeito de futurista, os eVTOs estão em processo de fabricação há anos. A Embraer, uma das mais destacadas empresas mundiais com projeto nesse segmento, informou que a sua linha de aeronaves estará em condições de operar comercialmente em 2027.
Leia também
Comitiva de SC visita ministério do Comércio da China e Nidec com foco em investimentos
ESG Summit Brazil Florianópolis aborda temas que terão evidência na COP 30
Líderes de gigantes chineses vêm conhecer projetos da Via Mar, ferrovias e data center
Ataque ao Irã e plano de fechar estreito de Ormuz indicam alta do petróleo e da inflação
Missão de SC convida grupo chinês para investir em data center no estado