Com uma programação voltada à prospecção de investimentos e parcerias na China, a comitiva de Santa Catarina, liderada pelo governador Jorginho Mello, teve agenda intensa nesta segunda-feira, em Pequim e região. A manhã começou com reunião no Ministério do Comércio da China (MOFCOM) e foi seguida de almoço na Embaixada Brasileira em Pequim. À tarde, teve visita à fábrica da Nidec Global Appliance, dona da Embraco e reunião com potenciais investidores. A programação se encerrou com reunião na associação que define parcerias de províncias irmãs com outros países.
Continua depois da publicidade
Em reunião com o vice-ministro do Comércio da China, Li Chenggang, também negociador de comércio internacional, o governador Jorginho Mello ressaltou que Santa Catarina gostaria de ampliar exportações para o país, em especial de alimentos. Mas, para isso, necessita de investimentos em infraestrutura e convida as empresas chinesas para serem investidoras nesses projetos.
Reuniões e eventos da comitiva de SC nesta segunda-feira (23) em Pequim:
– O governador Jorginho colocou uma posição clara para a China. Informou que Santa Catarina quer exportar mais frangos, suínos, quer exportar produtos acabados, mas quer também o apoio na infraestrutura para que as nossas rodovias e ferrovias, possam realmente estar à altura e poderem atender a demanda chinesa – disse o secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, ao observar que o vice-ministro deixou portas abertas para recomendação a investimentos em SC.
Na visita à fábrica chinesa da Nidec (Embraco), a comitiva de SC conheceu linhas de produção de compressores (motores de refrigeradores e freezers) que estão entre as mais modernas do mundo. Em 2018, a Nidec adquiriu por US$ 1,08 bilhão a Embraco, de Joinville, uma das indústrias mais inovadoras do Brasil e a primeira do país a instalar filial na China, em 1995.
Continua depois da publicidade
Nessa visita, além de conhecer a fábrica, a comitiva de SC foi recebida por parceiros da Nidec na China. Um dos empresários chineses presentes informou que estuda instalar em Joinville fábrica de produtos para refrigeração comercial, tendo a Nidec como fornecedora próxima.
– Santa Catarina tem um ambiente de negócios competitivo, mão de obra qualificada e uma localização logística estratégica. Queremos ser cada vez mais um destino atrativo para indústrias de alta tecnologia – destacou Jorginho Mello.
Para esse evento com executivos da Nidec (Embraco) e convidados, a comitiva de Joinville, integrada pelo prefeito Adriano Silva, o secretário da Casa Civil Kennedy Nunes e o deputado estadual Fernando Krelling aproveitou para falar do potencial econômico e cultural do município. O prefeito destacou a excelência dos produtos Embraco e parabenizou os trabalhadores que fazem essa indústria. Ao final, o governador, o prefeito e Krelling presentearam os anfitriões com guarda-chuvas de Joinville (porque chove muito na cidade), a bandeira da cidade e camisas do Joinville Esporte Clube (JEC).
Leia também
ESG Summit Brazil Florianópolis aborda temas que terão evidência na COP 30
Líderes de gigantes chineses vêm conhecer projetos da Via Mar, ferrovias e data center
Ataque ao Irã e plano de fechar estreito de Ormuz indicam alta do petróleo e da inflação
Missão de SC convida grupo chinês para investir em data center no estado
Multinacional escolhe SC para lançamento global de iate de luxo de R$ 45 milhões







