Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil, teve sensação térmica de -20°C, às 4h desta quinta-feira (29), conforme a Epagri/Ciram. O registro foi feito por volta do horário em que os primeiros flocos de neve caíram no município.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A sensação térmica é a percepção subjetiva da temperatura do ambiente pelo corpo humano. A medida térmica é influenciada pelo vento, que teve máxima de 57 km/h às 4h em Urupema. No mesmo horário, os termômetros no município marcavam -1°C.

Outros municípios da Serra também tiveram sensações térmicas baixas nesta manhã. Em São Joaquim, a sensação foi de -13°C, por volta das 3h. Em Lages, às 6h, a temperatura sentida foi de -11°C.

Por volta das 8h30min, a região viu cair uma forte neve. Vários pontos de Bom Jardim da Serra e São Joaquim registraram o fenômeno.

Continua depois da publicidade

No mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, uma forte neve deixou carros pintados de branco. No local, inclusive, a rodovia foi interditada devido ao acúmulo de gelo na pista. 

Florianópolis amanhece com 8,2°C e bate recorde de frio em 2025

Veja imagens da neve

Veja vídeo da neve

Neve em SC

Urupema registrou a primeira neve do ano de Santa Catarina durante a madrugada. Vídeos feitos na cidade por volta das 3h30min indicam a ocorrência de chuva congelada misturada com neve, de acordo com a Epagri e com a Defesa Civil.

O fenômeno é resultado da chegada de uma frente fria associada ao uma massa de ar frio e seco de origem polar. A menor temperatura na Serra foi -1,35°C no Morro de Urupema, por volta das 7h. Em Urubici, os termômetros marcaram -0,07°C, às 4h. Em São Joaquim, a menor temperatura foi de 0,26°C.

Continua depois da publicidade

A neve ocorre quando a temperatura do ar está abaixo de 0°C e há umidade na atmosfera, formando cristais de gelo que se aglomeram e caem na forma de flocos. Já a chuva congelada acontece quando a neve que cai da nuvem, passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.

Leia também

SC abaixo de zero: relembre as 20 menores temperaturas já registradas no Estado