Urupema, na Serra catarinense, registrou a primeira neve do ano de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (29). Vídeos feitos na cidade durante a madrugada indicam a ocorrência de chuva congelada misturada com neve, de acordo com a Epagri e com a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Ao longo da manhã, três cidades da Serra registraram o fenômeno: Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim. Por volta das 9h, a neve cobriu carros e calçadas, alegrando turistas que se reuniram em praças e mirantes para observar o fenômeno.

A menor temperatura na Serra foi -1,35°C no Morro de Urupema, por volta das 6h. Em Urubici, os termômetros marcaram -0,07°C, às 4h. Em São Joaquim, a menor temperatura foi de 0,26°C.

A neve ocorre quando a temperatura do ar está abaixo de 0°C e há umidade na atmosfera, formando cristais de gelo que se aglomeram e caem na forma de flocos. Já a chuva congelada acontece quando a neve que cai da nuvem, passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo da neve

Veja imagens da neve

Neve em Urupema

No momento da ocorrência de Neve em Urupema, as temperaturas encontravam-se na casa dos -1°C, com cobertura de nuvens e ocorrência de garoa na região, conforme meteorologistas da Defesa Civil. Em nota, o órgão afirmou que o fenômeno ocorreu de forma isolada.

“Apesar das condições favoráveis para a formação de neve, com temperaturas próximas a 0°C e registro de garoa em alguns pontos da Serra, o fenômeno foi observado de maneira mais isolada na região”, diz a Defesa Civil.

Nota da Defesa Civil

Ao longo da semana, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) vem alertando sobre a condição de frio intenso, inclusive com chance de precipitação invernal — chuva congelada ou neve — em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Para a concretização do fenômeno, alguns fatores precisam acontecer ao mesmo tempo, sendo o principal deles a combinação de baixas temperaturas com a disponibilidade de umidade. Dessa forma, a chance de ocorrer algum tipo de precipitação de inverno aumenta, e é o que vem acontecendo ao longo desta quinta-feira (29).

Ao longo da madrugada, relatos chegaram da cidade de Urupema. No momento da ocorrência, as temperaturas encontravam-se na casa dos -1°C, com cobertura de nuvens e ocorrência de garoa na região, como mostra imagens do satélite GOES-19. Nesta imagem, também é possível observar o processo de formação de um ciclone extratropical no litoral do RS associado a uma frente fria sobre o mar e outras regiões do Brasil.

Apesar das condições favoráveis para a formação de neve, com temperaturas próximas a 0°C e registro de garoa em alguns pontos da Serra, o fenômeno foi observado de maneira mais isolada na região.

Neve em SC

Até então, ainda não havia nevado em Santa Catarina em 2025, apesar dos termômetros terem marcado, em abril, temperaturas que chegaram a -3,17°C, no município de São Joaquim. A última vez que nevou no Estado foi em agosto de 2024, em Bom Jardim da Serra.

Continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de precipitação de neve até às 10h de quinta-feira (29). A espessura da neve pode chegar a cinco centímetros, segundo o órgão.

A previsão, de acordo com a Defesa Civil, era que as mínimas ficariam abaixo de 0°C nas regiões mais altas de Serra, variando entre 1°C e 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste, ficando em torno de 5°C no Extremo Oeste e em torno de 10°C no Litoral e áreas próximas.

Previsão de neve também na manhã de quinta-feira

Na quinta-feira, o frio deve continuar, mesmo com o sol aparecendo na maior parte do Estado. As máximas vão ficar próximas de 1°C nas áreas mais altas da Serra, variando entre 8°C e 14°C no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, entre 4°C e 8°C no Oeste e Extremo Oeste e variando entre 2°C e 6°C entre os Planaltos e Meio-Oeste.

Confira o infográfico sobre a neve

Leia também

SC abaixo de zero: relembre as 20 menores temperaturas já registradas no Estado

Alerta do Inmet aponta chance de neve para o Planalto Norte de SC após 12 anos