Após 12 anos, a região do Planalto Norte de Santa Catarina poderá amanhecer com a paisagem coberta de neve. A previsão foi publicada por um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale para a noite desta quarta-feira (28) e madrugada de quinta (29).

Continua depois da publicidade

Conforme o Inmet, o frio chega aos três estados do Sul do país devido ao avanço de uma frente fria e de uma intensa massa de ar frio. Áreas de instabilidade deverão causar chuvas com volumes significativos.

Uma geada mais forte e ampla é prevista para a sexta-feira (30), principalmente na serra e no norte do Rio Grande do Sul, com maior intensidade entre Santa Catarina e o Paraná.

Com chegada de massa polar, sensação térmica pode chegar a 4ºC em Joinville

Entretanto, segundo o Inmet, “a chance de nevar em áreas pontuais do RS, SC e PR não está descartada. Entre o final da quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), há previsão de neve na serra gaúcha e na serra do sudoeste do estado; na serra e Planalto Norte de SC, chegando até o sul do Paraná, onde a neve poderá ter maior probabilidade”, diz nota.

Continua depois da publicidade

A possibilidade de neve geralmente ocorre com temperaturas mínimas entre 2°C e -2°C, além da combinação de umidade e temperaturas baixas.

Última neve no Planalto Norte de SC aconteceu há 12 anos

A última vez que nevou na região foi em 2013. Era dia 23 de julho quando os moradores acordaram com a paisagem coberta por neve. Mesmo diante das temperaturas negativas, a ocasião foi motivo de festa e vizinhos se reuniram para brincar e até fazer bonecos de neve, em uma verdadeira “cena de filme.”

— Morei a minha vida inteira em Mafra e nunca vi uma coisa dessas. Muitos anos atrás lembro que nevou em Papanduva — relatou ao A Notícia na época o marceneiro Jorge Martins, de 54 anos. 

Continua depois da publicidade

Naquele fim de julho de 2013, a neve caiu por alguns dias na região por conta do avanço de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo da costa, seguida de uma intensa massa de ar frio, de origem polar, pelo interior do continente sulamericano. 

As instabilidades combinadas às baixas temperaturas favoreceram a ocorrência do fenômeno em mais de 100 municípios catarinenses. No Planalto Norte, houve registros em Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e Três Barras, por exemplo. Além da neve, em Major Vieira uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a temperatura de -4,1°C na manhã do dia 24 de julho de 2013 na cidade.

Leia também

Neve pode cair em SC a partir desta quarta-feira; veja a previsão

“Resgate eletrizante”: maior cobra de SC é encontrada em subestação de energia em Jaraguá do Sul

Ponte sobre o mar entra em demandas de região de SC ao Estado; confira lista com dez obras