O apoio à construção da ponte da Vigorelli está na lista de demandas de obras de maior porte a ser apresentada pela Amunesc ao governo do Estado. A ligação entre Joinville (Vigorelli) e São Francisco do Sul (Vila da Glória) passa por fase inicial do estudo de viabilidade, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026. A relação de obras montada pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina tem ainda outros nove pedidos de apoio.
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O custo para a construção da ponte da Vigorelli, com traçado de 1,2 mil metros, será estimado ao final do estudo de viabilidade. A Ponte de Guaratuba, em obras no litoral do Paraná, tem 1.244 metros e investimento em torno de R$ 400 milhões. Além de apoio do governo do Estado, há planos para de montagem de PPP para a concessão da futura ponte, a ser pedagiada.
Confira imagens da Vigorelli
Na lista de demandas, foram incluídas obras federais, como a duplicação da BR-280, como forma de “esforço político conjunto dos entes federativos, para sua concretização e execução”. O documento cita o “acelerado” processo de desenvolvimento econômico da região, com crescimento populacional.
“Ocorre que a infraestrutura viária, ferroviária e aquaviária existente não acompanhou esse crescimento, gerando gargalos que comprometem a mobilidade urbana, intermunicipal e interestadual”, alega a Amunesc. As prioridades definidas fazem parte de modelo regional de integração e desenvolvimento.
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No ofício, é lembrado que as demandas poderão ser executadas por meio do consórcio CIM-Amunesc. “O consórcio detém competência legal para receber recursos estaduais, federais e internacionais, bem como para realizar licitações, executar obras e serviços, firmar contratos, implementar concessões e estabelecer PPPs”.
As demandas da Amunesc ao Estado
1 – Duplicação da BR-280, com a melhoria do acesso aos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. Pedido é de esforço político com o governo federal
2 – Construção da ponte na localidade de Vigorelli, ligando Joinville aos municípios de Garuva, São Francisco do Sul e Itapoá, viabilizando nova rota logística e de integração regional
3 – Implantação do eixo viário Joinville–Guaramirim, fundamental para conectar os polos industriais e logísticos do Norte Catarinense
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4 – Execução de trincheiras no município de Rio Negrinho, destinadas à melhoria da fluidez e da segurança viária nas áreas urbanas atravessadas por trens de carga — situação que afeta diretamente o tráfego, o transporte público e o cotidiano da população;
5 – Desenvolvimento de mobilidade urbana (viária, ferroviária e aquaviária) intermunicipal, com investimentos em infraestrutura que permitam a conexão fluida entre os municípios da Amunesc
6 – Obras estruturantes de abrangência regional, voltadas à melhoria dos eixos logísticos que conectam os centros industriais da Amunesc aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul
7 – Engorda da praia do município de Balneário Barra do Sul
8 – Melhoria e qualificação da Serra de Corupá (BR-280) com a priorização para o transporte de cargas, e da Serra Dona Francisca (SC-418), voltada ao fluxo de veículos leves, que são eixos de ligação entre a BR-116, a BR-101 e os portos de São Francisco do Sul e Itapoá
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9 – Realização de Estudo de viabilidade e Construção de ponte interligando os municípios de Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul
10 – Implementação de rotas de ciclovia, com foco na integração regional e na valorização do turismo sustentável
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