Um ano depois do anúncio pelo PAC e dez anos após os primeiros testes, os ônibus elétricos no transporte coletivo de Joinville continuam distantes, sem nenhuma iniciativa para a utilização dos veículos. Em maio do ano passado, o Novo PAC Seleções divulgou a escolha da cidade, em conjunto com outros municípios pelo País, para o programa de renovação da frota. A compra de veículos poderia feita por meio de linha de financiamento do BNDES, com R$ 4,5 bilhões. No caso de Joinville, o montante seria de R$ 50 milhões, em 20 veículos.
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No entanto, os ônibus ainda não estão em processo de compra em Joinville. A prefeitura de Joinville alegou que a licitação do transporte coletivo está em preparação. Neste momento, a minuta do edital está em análise no Tribunal de Contas do Estado, em avaliação que deve se estender até julho. Na sequência, a concorrência deve ser lançada. Após anúncio da seleção do PAC, houve dúvidas sobre a aquisição dos ônibus, prevista pela prefeitura, mas com a obrigação do contrato municipal pelas das concessionárias.
No edital da concorrência, a ser lançado nos próximos meses, não haverá determinação de eletrificação, ainda que ônibus elétricos possam ser utilizados: a cobrança será de plano de descarbonização da frota, mas sem imposição de fonte de energia. Não será adotada obrigatoriedade dos veículos elétricos porque, conforme a prefeitura, podem surgir outras alternativas durante a vigência do contrato.
Os primeiros testes de Joinville com ônibus elétrico foram realizados em 2015. A cidade também chegou a ser incluída em projeto de eletromobilidade do governo do Estado, mas não há nenhum veículo movido a eletricidade no transporte coletivo da cidade.
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