A ponte sobre o canal do Linguado a ser incluída no futuro projeto da duplicação da BR-280 deverá ser planejada com oito metros de altura, dimensão capaz de permitir a passagem de embarcações de até 50 pés – o que permitiria a navegação da “grande maioria das embarcações de pesca e de turismo utilizadas na região”, conforme alegou o Ministério Público Federal em recomendação ao DNIT. Ainda que a ponte venha a ser construída, a volta da passagem de embarcações no canal aterrado há 90 anos vai depender da reabertura, que eventualmente ocorrerá bem mais adiante.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

A proposta da altura da ponte do Linguado é maior do que da ponte da Aubé, em Joinville. A estrutura sobre o rio Cachoeira, ampliada no projeto para permitir a navegação, tem 6,6 metros. Já a Ponte Joinville, em obras, terá 9,5 metros de altura no vão central.

Imagens do Linguado

Na prática, a proposta da inclusão da ponte no novo projeto da duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul é para deixar preparada possibilidade futura de reabertura. A ponte será planejada para passar pelo local previsto para a remoção do aterro – 100 metros de extensão. Mas, por enquanto, o canal vai continuar fechado, com a permanência da ferrovia.

No futuro, após estudos e licenciamento específicos, o Linguado poderá ser reaberto, com a ferrovia também ganhando ponte. Nesse momento de remoção do aterro, a navegação voltará a ser possível. Mas não há como estimar, neste momento, quando o Linguado será reaberto.

Continua depois da publicidade

O novo projeto da duplicação da 280 será contratado até o início de 2026 e levará dois anos para ficar pronto. Dali em diante, será possível contratar as obras e, eventualmente, a ponte. Os trabalhos no lote, paradas desde o final de 2022, podem voltar antes, mas somente nos trechos já iniciados – no entorno do Instituto Federal Catarinense e contorno de São Francisco do Sul.

Após testes e inclusão em programa, ônibus elétricos ainda sem previsão em Joinville

SC deverá ter dois leilões de rodovias federais em 2026

O que precisa para a volta das obras em estrada litorânea de SC, paradas há quase uma década

Quantos apartamentos novos de mais de R$ 3 milhões estão à venda em Joinville

O que falta para os parques flutuantes em cidade de SC

Com “lastro”, ônibus biarticulado elétrico, para até 250 passageiros, está em testes no PR

Futuras áreas de escape em serra de SC terão de contar com dois serviços “extras”