Itapiranga, no Extremo Oeste de Santa Catarina, atingiu um índice de calor de 48°C por volta das 13h30min desta segunda-feira (17). A cidade foi considerada a mais quente de Santa Catarina em 2024, por ter atingido 43,6°C, às 18h do dia 7 de fevereiro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O índice de calor é um cálculo feito com base na temperatura do ar (que, nesta segunda, chegou a 35,77°C) e a umidade relativa do ar, que estava em 60,74%. A umidade alta tem explicação: o município fica às margens do Rio Uruguai, na divisa com a Argentina e com o Rio Grande do Sul. Isso contribui para que a umidade e, consequentemente, a sensação de calor sentida, aumente.

Já a temperatura alta tem relação com a onda de calor que afeta Santa Catarina e boa parte do Brasil nas últimas semanas. Nesta segunda-feira (17), uma terceira onda de calor atinge o Estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.

Continua depois da publicidade

Cidade mais quente de SC é berço da Oktoberfest no Estado

Cuidados

Em caso de calor intenso, a Defesa Civil de SC recomenda que a população siga as seguintes recomendações: 

  • Evitar exposição nas horas mais quentes do dia e manter-se hidratado;
  • Vista roupas mais claras e folgadas
  • Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32ºC, especialmente em locais com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor;
  • Não deixe crianças ou animais sozinhos em carros, não importa o período de tempo;
  • Beba água e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e saladas.

Leia também

Calorão, temporais e riscos à saúde em SC: confira previsão para o começo da semana

Onda de calor faz consumo de energia elétrica aumentar 2,2% no Brasil