nsc

Enfrentamento

Cidades da Grande Florianópolis decidem voltar a ter medidas iguais para covid-19

Alinhamento entre quatro principais municípios da região será retomado a partir da próxima semana, segundo a prefeita de São José

28/08/2020 - 11h49 - Atualizada em: 28/08/2020 - 12h23

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
Prefeitos da Grande Florianópolis durante uma reunião virtual realizada em julho
Prefeitos da Grande Florianópolis durante uma reunião virtual realizada em julho
(Foto: )

Os prefeitos dos quatro municípios mais populosos da Grande Florianópolis se reuniram na manhã desta sexta-feira (28) e definiram pela volta do alinahmento das medidas para o enfrentamento da covid-19 a partir da próxima semana. A informação foi confirmada pela prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, em entrevista ao programa Direto da Redação, da CBN Diário

A decisão sai antes da resposta oficial do governo de Santa Catarina, sobre a determinação da Justiça - após ação do Minstério Público - que exige que o Executivo estadual tome medidas uniformes para as regiões com mesmo nível de risco para contágio por coronavírus. O prazo termina nesta sexta, e a Secretaria de Saúde estuda, junto com a Procuradoria-Geral do Estado, o procedimento a ser tomado. 

Os quatro principais municípios da Grande Florianópolis começaram a seguir as mesmas restrições no início de julho. Porém, na última semana, as cidades de Palhoça e Biguaçu resolveram adotar medidas diferentes, como a liberação do funcionamento de shoppings aos domingos. A Capital e São José mantiveram uma linha semelhante de decreto. 

> Florianópolis deve liberar esportes nas praias e na Beira-Mar Norte

Com o alinhamento, a intenção é retomar algo mais claro para a população sobre o protocolo, a ser seguido de maneira uniforme. 

- Continuamos sempre conversando muito entre nós (prefeitos). É claro que alguns muncípios têm características diferentes de outros, mas as mudanças que deverão ocorrer na próxima semana são coletivas. O que é importante: a situação está melhor, mas não está como gostaríamos. Não é momento de esquecer a máscara, de higienizar as mãos e o distanciamento entre as pessoas - declarou a prefeita. 

São José testa moradores de bairros com mais casos de coronavírus

Esta semana, São José começou a testagem para Covid-19 em regiões com maior incidência da doença no município. A ação já passou pela localidade do Contestado, considerada uma área de vulnerabilidade. Nesta quinta e sexta-feira, o ponto escolhido foi o Alto Forquilhas, no CEM Santa Terezinha. Já nos dias 1° e 2 de setembro, os testes serão realizados na Faculdade Estácio de Sá, em Barreiros, também de 8h às 17h.

> Confira o mapa da evolução do vírus em Santa Catarina

O limite da oferta será de 250 testes por dia. A prefeitura josefense pede para que o cidadão leve comprovante de residência, e que outros bairros ainda serão atendidos pela iniciativa. Segundo números da Secretaria Municipal de Saúde, 5.918 pessoas tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. Uma nova atualização da Vigilância Epidemiológica local deve sair ainda nesta sexta. 

Ouça a entrevista da prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, para a CBN Diário:

Colunistas