nsc
    dc

    Pandemia

    Cidades da região de Laguna e Tubarão reduzem quarentena a partir deste sábado

    Após o nível de risco da pandemia do coronavírus na região cair de gravíssimo para grave, novo decreto vai permitir a reabertura do comércio

    24/07/2020 - 16h03

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Tubarão
    Com 20 mortes e mais de 1,1 mil casos confirmados de coronavírus, Tubarão é a cidade mais afetada na região
    (Foto: )

    As 18 cidades que integram a região de Laguna e Tubarão, no Sul de Santa Catarina, vão relaxar as medidas de isolamento social contra o coronavírus a partir deste sábado (25). Depois de adotar uma quarentena mais rígida por nove dias, os municípios decidiram reabrir o comércio de rua e as atividades de bares e restaurantes.

    > Confira o mapa com os números atualizados sobre o coronavírus em SC

    O decreto anterior, que estipulava as medidas mais duras, era válido até esta sexta (24). Durante esse período, a região viu o nível do risco potencial da pandemia cair de gravíssimo para grave na escala do governo do Estado. Com a mudança de estágio, os prefeitos das 18 cidades que compõem a Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna) decidiram pela flexibilização.

    - A gente retoma as atividades amanhã (sábado) com uma série de restrições, nos moldes do que era antes. Restrição de pessoas, 40% da capacidade de lotação nos supermercados, apenas uma pessoa por família fazendo compras, testagem de temperatura em todos os ambientes, sistema de QR code para fazer o controle dos casos, ampliação da testagem e sanitização dos ambientes públicos - explicou o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

    A exceção deve ser o transporte coletivo, que ainda está suspenso na região pelo decreto estadual que passou a valer no começo da semana. Pela decisão do Estado, os ônibus não podem circular até o início de agosto nas regiões que estavam em situação gravíssima. A mudança da região da Amurel na escala não afeta a decisão.

    Cidade mais afetada pela pandemia na região, Tubarão tem atualmente 20 mortes por covid-19 e 1184 casos confirmados, conforme a Secretaria de Estado da Saúde. Para o prefeito, os nove dias de medidas mais duras ainda não aparecem nos números oficiais, mas serviram para reduzir a circulação de pessoas nas cidades:

    - Ficamos com taxa de isolamento entre 65% e 70% nesses dias. Não tem outro meio de reduzir, de minimizar o crescimento da faixa de contágio, que não seja o isolamento social. A gente já tem indicativos de que pelo isolamento social maior, nós vamos colher frutos nas próximas semanas. Isso não significa que nós vencemos a batalha, estamos longe. É preciso que as pessoas continuem a fazer a sua parte, cuidar da sua saúde e do próximo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas