Uma massa de ar de origem polar deve fazer as temperaturas despencarem entre a noite desta segunda-feira (23) e a madrugada de terça-feira (24) em Santa Catarina. O frio se estende até quarta (25), e atinge todas as regiões do Estado, em especial o Planalto Sul e Meio Oeste, mas também áreas do Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Continua depois da publicidade
Com a queda intensa nas temperaturas, que devem ficar abaixo de zero em algumas regiões e ou se aproximar disso, a Defesa Civil de diversos municípios emitiu alerta para risco de hipotermia. A população em situação de rua está entre a mais vulnerável, e diversos municípios possuem abrigos para acolher esse público nos dias mais frios.
Florianópolis
A Defesa Civil de Florianópolis emitiu no domingo (22) um alerta para previsão de frio intenso nos próximos dias. As temperaturas mínimas podem chegar a 7°C na terça (24) e 5°C na quarta (25) na capital.
O órgão orientou que a população adote medidas de proteção, com atenção especial a grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas em situação de rua e animais domésticos. Ainda, reforçou a importância de manter os ambientes bem ventilados em caso de uso de aquecedores. A Defesa Civil pode ser acionada em situações de emergência pelo telefone 199.
A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que possui vagas disponíveis na Passarela da Cidadania, principal local de atendimento da população em situação de rua. No local, há roupas e cobertores, além dos serviços de alimentação, acolhimento, acesso à higiene.
Continua depois da publicidade
Caso seja avaliado como necessário, o número de vagas pode ser ampliado e outros equipamentos podem ser abertos de forma emergencial.
Blumenau
A Defesa Civil de Blumenau também emitiu alerta por conta das baixas temperaturas esperadas na cidade. Os termômetros devem ficar entre 4ºC e 6ºC, com sensação térmica por volta de 0ºC.
A massa de ar frio seco de origem polar ganha intensidade na quarta-feira (25) e as temperaturas podem variar entre 2ºC e 4ºC logo no amanhecer. Por isso, é esperado uma formação de geada nas áreas de vales, encostas e baixadas. O tempo permanecerá firme e ensolarado, e a máxima suba para até 16ºC e 18ºC, ao longo do dia.
A recomendação da Defesa Civil é de que a população, em especial os grupos vulneráveis como crianças, doentes e idosos, se agasalhe, beba bastante água, evite lugares fechados e aglomerações, além de manter os ambientes arejados e ter um cuidado redobrado com o uso de aquecedores.
Continua depois da publicidade
Desde o dia 1º de maio, os horários de atendimento para a população em situação de rua foram ampliados pela prefeitura. A abordagem social atua nas ruas com atendimento 24 horas pelo telefone 156, opção 2.
O Centro POP é destinado ao atendimento de pessoas que não aderem ao acolhimento em abrigos, fornecendo alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Rudolf Roedel, 147, Salto Weissbach.
Ainda, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) possui parceria com duas organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com abrigos e casas de passagem, somando 160 vagas para acolhimento e mais 80 vagas para intempéries climáticas. As equipes também fornecem cobertores e roupas para as pessoas que não aceitam ir para os abrigos.
Itajaí
Um alerta por conta do frio intenso foi emitido também pela Defesa Civil de Itajaí, , que destacou a possibilidade de temperaturas mínimas próximas de 5°C e sensação térmica próxima de 2°C na cidade.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil de Itajaí orienta os moradores a redobrar os cuidados, especialmente com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. A recomendação é reforçar o uso de agasalhos, evitar exposição prolongada ao frio e buscar ambientes protegidos.
Em situações de emergência social, a população pode entrar em contato com a Abordagem Social de Itajaí pelo WhatsApp (47) 99919-8961 ou pelo telefone 153. A Defesa Civil do município afirmou que segue em monitoramento para atender ocorrências relacionadas às condições climáticas adversas.
Segundo a prefeitura, o abrigo municipal voltado para acolher a população em situação de rua é aberto quando o município registra temperatura inferior a 12°C. Dessa forma, quando a temperatura baixa desse patamar, é providenciado o acolhimento.
Joinville
Entre a madrugada de terça (24) e quarta-feira (25), as mínimas devem se aproximar dos 5°C em Joinville. A Defesa Civil municipal emitiu alerta por conta da previsão de baixas temperaturas.
Continua depois da publicidade
Para atender às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realiza a Operação Baixas Temperaturas. A ação iniciou em 10 de junho e terá duração de 90 dias.
A operação Baixas Temperaturas oferece 50 vagas em instituições conveniadas com a Prefeitura de Joinville. Para receber o acolhimento, o usuário deve comparecer diariamente, das 7h às 16h30, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Rua Paraíba, 937, Anita Garibaldi, para realizar um cadastro.
Ao final do dia, os usuários cadastrados jantam no Restaurante Popular I, no bairro Bucarein, e às 17h30 são deslocados para os locais designados. O período de permanência dos acolhidos nas instituições parceiras é das 19h às 7h.
Além das vagas disponibilizadas durante a Operação Baixas Temperaturas, a prefeitura oferece, de forma permanente, 120 vagas em instituições parceiras e alojamento social para atender às pessoas em situação de rua.
Continua depois da publicidade
A comunidade também pode auxiliar o atendimento a essas pessoas acionando o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), no telefone (47) 3433-3341, para que seja feito o acolhimento nas noites frias.
Chapecó
A cidade de Chapecó, no Oeste, conta com dois espaços de acolhimento no município: a Casa de Passagem do Bairro São Cristóvão e a Unidade Acolher Amigo, na linha Tafona. O resgate social pode ser acionado pelo telefone (49) 99110-6905 ou pelo 153, da Polícia Municipal.
Segundo o secretário da Família e Proteção Social, Luciano Hüning, foi feito um planejamento para atender as possíveis demandas decorrentes das baixas temepraturas nesta semana.
— Nós orientamos para que a população se agasalhe bem, consuma líquidos quentes para manter o corpo aquecido e tenham um cuidado especial com idosos, crianças e pessoas acamadas. Pessoas em situação de vulnerabilidade podem procurar os CRAS em caso de necessidade de cobertor e agasalhos. Durante à noite vamos intensificar as rondas da equipe do Resgate Social — afirmou o secretário.
Continua depois da publicidade
Lages
Em Lages, o Serviço Especializado de Abordagem Social intensificou as rondas noturnas para realizar busca ativa de pessoas em situação de rua e encaminha-las de forma voluntária ao Albergue POP. No local, além de poder se abrigar do frio, a população em situação de rua conta com alimentação. O serviço de abordagem social pode ser acionado pelo número (49) 99836-1428. Segundo a prefeitura, nessa semana de frio intenso a abordagem será intensificada, e o Centro de Acolhimento segue atuando.
Criciúma
A secretária de Assistência Social de Criciúma, Dudi Sônego, afirmou que que as equipes da Saúde e do Social tem oferecido atendimento, e que a prefeitura também atuado na distribuição de cobertores e roupas. Ainda, a República, casa de passagem do município, está com 12 vagas para pessoas em situação de rua, como forma de abrigo provisório.
Leia também
Massa de ar polar traz frio congelante com chances de neve e “geada negra” para SC
Neve e chuva congelada: metade de SC fica em alerta vermelho para frio intenso