nsc
nsc

Tecnologia

Cidades digitais investem em inovação para tornar o setor público mais eficiente

Para fazer uma gestão pública mais produtiva, ágil e econômica, investimentos em infraestrutura e virtualização de processos são fundamentais

29/04/2021 - 13h05

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Prefeitura de Timbó desburocratizou serviços com plataforma Simplifica Timbó
Prefeitura de Timbó desburocratizou serviços com plataforma Simplifica Timbó
(Foto: )

Quase todos os setores da economia e da sociedade vivenciam uma revolução tecnológica motivada pelo surgimento de tecnologias inovadoras como inteligência artificial, machine learning e big data. A cada ano, novas soluções permitem resolver antigos problemas e proporcionar ganhos exponenciais de eficiência e produtividade. E isso não é diferente na administração pública: pelo mundo, cidades se destacam por empregar e incentivar as inovações tecnológicas.

> Timbó inova e se torna referência nacional ao desburocratizar serviços

As chamadas cidades digitais são aquelas que apostam na ampliação da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (redes de fibra óptica, antenas de 4G e 5G, acesso à internet) ao mesmo tempo em que migram seus processos e serviços para ambientes virtuais. Com isso, cidadãos passam a contar com um atendimento mais ágil e eficiente, e a gestão pública aumenta a sua produtividade e diminui gastos nos cofres.

Um dos maiores exemplos mundiais é a Estônia, uma ex-república soviética que, ao apostar no modelo de cidades digitais, conseguiu se estabelecer como uma sociedade digital. Atualmente, em todo o país, somente três serviços exigem a presença física do cidadão em uma repartição: casamento, divórcio e transferência de imóveis. Todo o resto - até mesmo votar nas eleições - é feito de forma on-line, a partir de um documento digital pessoal e único.

É jargão no mercado o chamado "custo Brasil", referência aos gastos com transporte e aos entraves da burocracia no país. No ímpeto de solucionar esses gargalos, o Governo Federal adotou o conceito de cidade digital. Para o Ministério das Comunicações, esse modelo de cidade deve "incluir órgãos públicos das Prefeituras no mundo da tecnologia para modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços e incentivar o desenvolvimento".

Santa Catarina se destaca pelo ambiente favorável à inovação. Segundo a Acate, no ano passado o Estado faturou R$ 17,7 bilhões, o equivalente a 5,9% do PIB do estado, com tecnologia. Mas, se engana quem pensa que Florianópolis é o único pólo desta revolução. Timbó, após implementar o programa Simplifica, pode ser considerada uma cidade digital.

O Simplifica Timbó é uma multiplataforma para desburocratizar serviços

O lançamento do serviço foi realizado recentemente pela Prefeitura, que visa facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo no ambiente on-line, por Whatsapp e também em espaço físico 500 serviços, que englobam município, Estado e União. É um tripé, que mescla facilidade, agilidade e economia.

> Mais comodidade para população: Confira as principais vantagens do Simplifica Timbó

Os serviços disponibilizados contam com a parceria de órgãos como Celesc, Samae, Citran, INSS, Receita Federal, Bombeiros, Sine, Junta Militar, Procon, Sala do Empreendedor. A prestação dos serviços, oferecendo suporte para todas as situações, como esclarecimento de dúvidas, impressão de guias e carnês.

Dentro dessa prática, o Simplifica Timbó é uma ferramenta totalmente alinhada à transformação das cidades. De acordo com a administração municipal, na gestão serão emitidos relatórios para acompanhar os atendimentos, com controle de protocolos abertos e em quais secretarias, quais solicitações mais recorrentes, por quem a pessoa foi atendida e como o caso foi resolvido, na busca de constante aprimoramento.

O conceito de cidades digitais não se refere exclusivamente à tecnologia, mas à qualidade de vida da população. Um sistema ágil e eficiente economiza tempo, locomoção e reduz níveis de estresse, segundo a Rede Cidade Digital, iniciativa de estímulo ao surgimento de localidades conectadas.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Serviço

Para conhecer todos os serviços e atendimentos oferecidos pelo Simplifica Timbó, acesse o site oficial do projeto: www.simplificatimbo.sc.gov.br.

O Simplifica está localizado na Rua Japão, número 408 — Bairro das Nações e o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar para o almoço). O telefone para contato é o (47) 3380-7900.

Acesse o canal Simplifica Timbó no NSC Total e saiba mais sobre esse programa inovador.

Leia também

Mercado de trabalho: 5 dicas para conquistar o primeiro emprego

Empresa de SC desenvolve tecnologia que pode prever defeitos em sistemas de energia

Colunistas