A transição para a vida adulta é um grande desafio e, geralmente, ela começa com a busca do primeiro emprego. É a primeira contratação que permite o jovem ingressar no mercado de trabalho e abre as portas para a construção de um futuro profissional. Porém, nem sempre é fácil conseguir uma colocação. O mercado é concorrido e muitas empresas buscam por profissionais com mais experiência. O que resta para quem deseja iniciar essa jornada?
Continua depois da publicidade
Todo mundo começa por algum lugar. Para muitos, o estágio é a porta de entrada do mercado de trabalho. Mas mesmo nesta etapa, os profissionais iniciantes já devem demonstrar comportamentos e habilidades que o ajudarão a subir degraus mais altos no emprego. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar quem deseja buscar o primeiro emprego:
1. Conheça a área em que você quer trabalhar
Procure refletir quais são seus interesses em longo prazo e tente conciliá-los com uma possível carreira. Procure então as empresas ou instituições que sejam relacionadas a essa área. Se informe o máximo possível sobre a carreira, para ter certeza de que é a que você quer. Então, procure deixar esse interesse claro no seu currículo, na hora de oferecê-lo aos possíveis empregadores.
2. Busque capacitação
A busca constante por aprendizado é um dos atributos mais bem vistos pelos empregadores. Atualmente, existem inúmeras opções de cursos e capacitações profissionais acessíveis ou até mesmo gratuitas, seja presencialmente ou pela internet. Inclusive, os cursos profissionalizantes são ótimas portas de entrada para o mercado de trabalho, uma vez que você faz contato com outras pessoas que estão começando e com profissionais mais experientes.
> Quer estudar com mais eficiência? Conheça as ferramentas que vão aumentar sua produtividade
Continua depois da publicidade
3. Prepare um bom currículo
O currículo não deve ser um livro sobre a sua vida, com todas as experiências e aprendizados. Seja sucinto e objetivo, os recrutadores não têm tempo para ler várias páginas. Procure focar o documento na vaga para qual você está se candidatando. Não adianta nada escrever que você tem experiência em vendas se a vaga é para atuar em produção. Deixe claro o seu interesse e o motivo pelo qual você se interessou pela vaga.
4. Não tenha medo de entrevistas e processos seletivos
Muitos jovens iniciantes no mercado de trabalho ficam com frio na barriga só de pensar em passar por uma entrevista de emprego. Aprenda desde cedo que esta é uma etapa natural. Você não está sendo julgado; os recrutadores querem conhecer o seu perfil e ver se você combina com a vaga. Portanto, seja sempre franco sobre suas experiências, qualidades e defeitos, e demonstre capacidade de aprender e se relacionar.
> Investir na carreira profissional abre portas para o mercado de trabalho
5. Procure um estágio
Muitas empresas, instituições e órgãos públicos contam com programas de estágio, com o objetivo de promover o desenvolvimento de profissionais iniciantes. Procure se informar sobre essas oportunidades. O estágio é um dos melhores ambientes para você ganhar experiência, fazer contatos profissionais e vislumbrar os próximos passos da carreira.
Programa em Timbó oferece oportunidade de estágio para jovens entre 14 e 24 anos
Com a chegada do Simplifica Timbó, a prefeitura abriu 40 vagas de estágio para jovens, que passaram a reforçar o atendimento ao público. Os novos profissionais foram treinados no Eixo da Aprendizagem – Jovens Aprendizes, do Senac. A responsável pelo programa, Telma Alessandra Correa da Silva, diz que a oportunidade permite, além do desenvolvimento profissional, o pessoal. No trabalho são desenvolvidas diversas competências emocionais necessárias como sociabilidade e espírito de equipe.
Continua depois da publicidade
– O tripé de desenvolvimento do jovem incluso no programa, que deve ter entre 14 e 24 anos, é conhecimento, habilidade e atitude, que forma a base da competência – disse Telma.
O Simplifica Timbó é uma multiplataforma de atendimento para desburocratizar serviços. São oferecidos on-line, por Whatsapp e em espaço físico, 500 serviços, que englobam demandas em nível municipal, do Estado e da União.
> Busque uma colocação no mercado de trabalho com o Eu Quero SC
Para Dérrick Kauã Urbainski, o primeiro emprego é uma conquista pessoal, que trará independência financeira.
– Vai ser legal poder contribuir financeiramente em casa – afirma o estagiário do Simplifica Timbó.
Alana Vitória Conti gostou da experiência de conhecer por dentro a complexidade de uma instituição como a Prefeitura. Já Alexia Khadija de Oliveira está motivada para lidar com o público e fazer um serviço de relevância social.
Continua depois da publicidade
– Com meu salário quero investir em cursos que aprimorem minha educação – complementa Alexia.
Atuar em órgãos públicos, além de permitir o contato direto com processos e demandas burocráticas que permeiam a rotina, ainda promove o networking e desenvolve a sociabilidade. Com a abertura de vagas, a Prefeitura de Timbó incentiva o desenvolvimento pessoal dos jovens e, por consequência, também da cidade.
Acesse o site do Simplifica Timbó para saber mais sobre o programa e as facilidades que esse novo modelo de atendimento oferece à população.
Leia também
SC tem 4 entre as 100 instituições de ensino superior com melhores notas do MEC; veja a lista
5 cursos gratuitos online para quem quer trabalhar com tecnologia
Professora morre vítima de Covid-19 em Gaspar e recebe homenagem em frente a escola