Acordar cedo, preparar um café e curtir o nascer do sol em uma das várias paisagens lindas de Florianópolis. A programação que é simples, ao mesmo tempo é um privilégio, e tem conquistado o coração de moradores da capital catarinense — que compartilham tudo nas redes.
Continua depois da publicidade
Na Ilha da Magia, as melhores praias para ver o sol nascer são as que estão na porção leste da Ilha, especialmente as do Sul. Isso acontece pela direção em que o sol nasce, ao leste, o que favorece a visão desse espetáculo da natureza. O mesmo vale para o pôr do sol em Floripa, que tem destaque na porção oeste, com destinos marcantes como Santo Antônio de Lisboa.
Confira os locais para ver o nascer do sol em Florianópolis
Campeche
A praia do Campeche, no Sul tem se tornado um “point” para quem busca assistir ao nascer do sol na Capital. Isso porque o local garante um bela vista do astro rei surgindo no horizonte, enquanto ganha um tom alaranjado em contraste com o mar. Há quem prepare um pique-nique para acompanhar o passeio.
Joaquina
A praia da Joaquina, no Leste da Ilha, também é um local tradicional para ver o amanhecer. Seja nas pedras que ficam no costão no começo da praia ou nas dunas, a vista é garantida. Ainda dá pra aproveitar as primeiras horas do dia para uma sessão de surfe.
Morro das Pedras
O Mirante do Morro das Pedras, que durante julho e novembro ganha visitantes por conta da temporada de avistamento de baleias, também é buscado para admirar o nascer do sol. Com espaço para estacionar e a famosa barraquinha de caldo de cana, também é um bom lugar para parar o carro e tomar um café com vista privilegiada.
Continua depois da publicidade
Rio Tavares
Também no Sul, outra opção para ver o sol raiar é a praia do Rio Tavares. Para garantir, é melhor chegar uns 30 minutos antes do horário do nascer do sol, já que para chegar na praia é preciso fazer uma pequena trilha e atrevessar as dunas.
Trilha do Dólmen da Oração
Caso você busque um local mais alto, também com vista para o mar, e um pouco mais de aventura, a Trilha do Dólmen da Oração pode ser uma alternativa. De dificuldade média, o trajeto de cerca de 1,4 quilômetro leva a monumentos pré-históricos, com inscrições rupestres.
Leia também
Cinco lugares para ver o pôr do sol em Florianópolis
Conheça cinco trilhas em Santa Catarina para quem curte aventura e desafios






