Com uma geografia composta por planícies, planaltos e serras, além de um extenso litoral, Santa Catarina conta com destinos de natureza que atraem os aventureiros, principalmente os que buscam trilhas e travessias.
Continua depois da publicidade
Algumas delas são desafiadoras e recomendadas somente para quem já conta com certa experiência na prática, e devem ser feitas de preferência em grupos e com guias que conheçam a região.
Confira cinco trilhas de nível moderado a difícil no Estado.
Veja fotos de trilhas desafiadoras em SC
Monte Crista – Garuva
Com uma vista para a Mata Atlântica a 927 metros acima do nível do mar, o Monte Crista é muito procurado para trilhas por conta de suas belezas e cachoeiras. Por ele correm o rio Três Barras e o rio Crista, que possui cascatas e pequenos lagos.
Continua depois da publicidade
A trilha se dá por um caminho histórico também chamado de “caminho dos Ambrósios”, que ligava Curitiba até a Baia da Babitonga. Logo no início da trilha, é preciso atravessar um rio cuja profundidade depende das chuvas na região. Há locais de forte inclinação com risco de escorregões, solo instável e lama.
Morro do Cambirela – Palhoça
O Morro do Cambirela, em Palhoça, está no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST), a maior unidade de conservação no Estado de Santa Catarina. O cume está a 1.052 metros de altitude e há duas opções de trilhas: a Face Norte e a Face Leste.
O terreno é bastante acidentado com muita inclinação, incluindo cinco paredões para escalada com grampos e cordas. Em média, os trilheiros fazem a subida em quatro horas e a descida em três horas. A trilha é considerada difícil, com cerca de oito quilômetros de extensão.
Trilha do Rio do Boi – Praia Grande
A trilha do Rio do Boi é feita por dentro do Cânion de Itaimbezinho, passando pela Mata Atlântica e costeando o rio. No trajeto, a aventura atravessa o rio cerca de 20 vezes, o que torna o desafio mais difícil.
Continua depois da publicidade
São cerca de 14 quilômetros de extensão, contando ida e volta. A trilha é considerada de dificuldade difícil. Ela está localizada dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Praia Grande, e só pode ser feita com guia credenciado.
Trilha Soldados Sebold – Alfredo Wagner
Localizado a 24 quilômetros do centro de Alfredo Wagner, a formação rochosa Soldados Sebold, que lembra a figura de quatro soldados lado a lado com cerca de 90 metros de altura cada, chama a atenção dos amantes de trilhas. Até chegar ao estacionamento onde o trajeto tem início, são 21 quilômetros de estrada de chão.
O estacionamento é privativo, assim como o acesso ao parque com uma taxa de acesso Day Use de R$ 40 por pessoa. Há opção de serviços de pernoite em camping, trekking com guia e outras travessias. A trilha é considerada de dificuldade moderada, com 15 quilômetros de percurso. Há trechos íngremes, com vegetação fechada e solo escorregadio.
Travessia da Serra do Tabuleiro – São Bonifácio a Santo Amaro da Imperatriz
A dificuldade técnica da travessia, que inicia em São Bonifácio e termina em Santo Amaro da Imperatriz, é tida como “só para experientes”. A trilha tem cerca de 28 quilômetros de distância. Há muitos trechos de subida, alguns em mata fechada sem trilha demarcada, e alguns trilheiros recomendam inclusive o uso de facão em trechos.
Continua depois da publicidade
O uso de GPS também é recomendado na travessia, já que a mata fechada e as condições do tempo podem dificultar o deslocamento. A trilha começa em uma propriedade particular e não é recomendada para iniciantes. Caso o trilheiro não conheça a região, a recomendação é contratar um guia.
Leia também
Caso Juliana Marins acende alerta em trilhas de SC e Estado registra mais 323 resgates em 2 anos
4 trilhas incríveis para conhecer e se conectar com a natureza na Serra de SC