nsc
nsc

DIBEA

Cinco motivos para ser mãe de pet

Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis tem centenas de cães e gatos à espera de um lar; saiba como adotar um companheiro para todos os momentos

09/05/2022 - 16h44 - Atualizada em: 11/05/2022 - 09h02

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
DIBEA
Essa é a Eva, uma das cadelinhas que está para adoção na Dibea
(Foto: )

Mês das mães sempre levanta a velha discussão “Mãe de pet também é mãe?”. Mas polêmicas à parte e com todo respeito às mães “de pessoas”, a ciência explica que a relação entre tutoras e seus animais libera hormônios ligados à maternidade de forma semelhante à das mães e seus bebês humanos. 

> Adoção responsável: cães e gatos esperam por um lar na Dibea Florianópolis

Um estudo liderado pelo pesquisador e veterinário japonês Takefumi Kikusui concluiu que a troca de olhares e de carinho entre mulheres e seus animais de estimação é capaz de aumentar a liberação de ocitocina no cérebro de modo parecido com o que acontece entre mães e seus bebês.

A ocitocina é uma substância importante na criação de laços nos relacionamentos e na sociabilidade entre humanos, por isso, é chamada de “hormônio do amor”.

Entre os pets que esperam por um lar está a Valentina
Entre os pets que esperam por um lar está a Valentina
(Foto: )

5 MOTIVOS PARA ADOTAR UM ANIMAL

Além dos benefícios da liberação de ocitocina (diminuição do estresse, melhora do sono e das habilidades sociais, entre outros, ter um animal de estimação traz muitos benefícios. 

1. Estudos indicam que acariciar um animal tem efeito calmante em quadros de ansiedade e de estresse e ainda ajudam a controlar dores crônicas ou agudas. Cachorros têm sido usados como auxiliares no tratamento de fibromialgia.

> SC lança “campanha do agasalho” para pets em Florianópolis; veja como ajudar

2. Ter um animal de estimação aumenta o senso de responsabilidade em adultos e crianças e, com isso, contribui para o aumento do foco e da atenção em atividades de estudo e trabalho, melhorando o rendimento.

3. Ter um gato reduz a probabilidade de infarto em cerca de 33%, de acordo com uma pesquisa realizada por dez anos, com mais de quatro mil pessoas, por cientistas da Universidade de Minnesota (EUA), mostrou que o risco de infarto em pessoas que têm gato é 33% menor do que entre as que não têm. Segundo os pesquisadores, isso se dá porque os bichanos ajudam a diminuir o estresse psicológico e a ansiedade, que são algumas das causas de ataques cardíacos.

4. Os animais de estimação trazem aprendizados diários. Quando tudo parece muito difícil, observar um gato se esticando para tomar sol ou um cachorro se divertindo como se uma bolinha fosse a melhor coisa do mundo, pode nos mostrar que a vida pode ser mais simples e mais leve.

5. Para quem gosta de colecionar bons momentos e boas histórias, cãezinhos e gatinhos são companhias perfeitas. Isso sem falar no amor incondicional!

> Aumenta o número de animais à espera de um lar em Florianópolis

Mãe de pet adota na Dibea

A Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis (Dibea) tem centenas de cães e gatos disponíveis para adoção responsável. Muitos desses animais possuem histórico de abandono e maus-tratos, o que torna o trabalho da Dibea de tratar e abrigar os animais e de conscientizar futuros tutores sobre a responsabilidade de adotar um companheiro ainda mais importante.

O trabalho realizado pelas equipes da Dibea inclui cuidados básicos de saúde, alimentação e higiene e vai além: muito carinho é dado aos animais abrigados. Mas a Diretoria entende que abrigos jamais substituem um lar amoroso, e todos os animais de estimação merecem uma família e um lugar para viver em segurança e com muito amor.

Para adotar um animal na Dibea não é necessário ser apenas morador de Florianópolis, é obrigatório ser maior de 18 anos e apresentar cópia do RG, do CPF e de um comprovante de residência. Os canis e gatis da Diretoria de Bem-Estar Animal estão abertos à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados (se não estiver chovendo), das 13h30 às 17h. A Dibea está localizada na rodovia SC-401, nº 114, Itacorubi

Nas redes sociais da Dibea, você pode conhecer os animais que estão em busca de tutores responsáveis e de um lar para chamar de seu.

Leia também

Aplicativo atrai meninas para o mercado da tecnologia em Florianópolis

Florianópolis amplia o número de áreas de preservação ambiental

Projeto cria rede de apoio para mulheres que convivem com pessoas com deficiência

Colunistas