Celebrando a produção nacional, a 11ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis trará protagonismo ao cinema durante a programação que vai dos dias 21 a 23 de março. A sétima arte, na Ilha da Magia, irá dialogar com a música, com exibições em espaços abertos, mostras temáticas, trilhas sonoras ao vivo e sessões acessíveis para diferentes públicos. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Entre os destaques da programação, está a exibição inédita de 3 Obás de Xangô, documentário de Sérgio Machado que retrata a amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé — figuras centrais na construção da identidade cultural baiana. A sessão será realizada ao ar livre no Largo da Catedral, no domingo (23), às 18h30min junto com a exposição fotográfica Kombina com foto. 

Quem são os irmãos por trás da Maratona Cultural de Florianópolis, a maior do Sul do Brasil

No sábado (22), no mesmo espaço, será exibido o filme Luiz Melodia – No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, em parceria com o Paradigma Cine Arte. O local ainda recebe a Mostra de Videoclipes Catarinenses, com curadoria de Marcelo Mancha, e a Sessão Museus Virtuais: Michelangelo.

Continua depois da publicidade

No cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), na sexta-feira (21), às 20h30min, será realizada a exibição do clássico O Encouraçado Potemkin, de Serguei Eisenstein, acompanhado de trilha sonora ao vivo pelo projeto ATR, em homenagem aos 100 anos do filme. Ao longo do fim de semana, a Sala Gilberto Gerlach, também no CIC, recebe sete mostras distintas, incluindo produções voltadas à infância, curtas do Meio-Oeste catarinense, filmes sobre patrimônio e diversidade. Estão confirmadas as mostras MIS/FCC, Curta Fest Tour, Terras, Corpos e Comunidades, Tombô, Transforma e FAM.

Mapa mostra os pontos com atrações da Maratona Cultural 2025 em Florianópolis

No Norte da Ilha, o Paradigma Cine Arte oferece sessões gratuitas de Parthenope, os amores de Nápoles, de Paolo Sorrentino, e da Sessão Museus Virtuais – Almeida Jr.. No Campeche, o Cineclube Trilhas de Criança promove uma tarde de sábado voltada ao público infantil com oficinas de argila e tintas naturais, apresentação de Boi de Mamão, exibição de Minúsculos: O Filme e roda de conversa com as crianças.

A Maratoninha Cultural – Espaço Engie, no Largo da Alfândega, também contempla os pequenos com sessões diárias ao meio-dia. No sábado (22) haverá a exibição do longa de animação Tarsilinha, na sala de cinema do CIC, ambas com curadoria da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Para Marina Argenta, coordenadora audiovisual da Maratona Cultural 2025, a proposta é criar pontes entre o cinema e o cotidiano das pessoas.

Continua depois da publicidade

— Nesta edição, buscamos ampliar ainda mais o diálogo entre o cinema e o público, levando exibições para espaços abertos e conectando o audiovisual com outras expressões culturais, como a música. Acreditamos que o cinema brasileiro tem uma potência criativa única e, ao ocupar as ruas com essa diversidade de narrativas e linguagens, queremos não só democratizar o acesso, mas também celebrar a riqueza das nossas histórias e olhares — pontua.

Maior evento multicultural do Sul do Brasil, a Maratona Cultural de Florianópolis terá mais de 460 ações culturais gratuitas em 20 bairros da capital catarinense.

Ruas da Capital propõem imersão em artes visuais

A maratona é uma realização do Instituto Maratona Cultural e do Ministério da Cultura, com parceria institucional do Sesc.

Continua depois da publicidade

Leia também

Da engenharia ao amor pelos filmes: o catarinense que leva documentários sobre SC a Cannes

Conheça o Paradigma Cine Arte, único cinema com filmes alternativos em Florianópolis