O médico Leandro Echenique, que acompanha Jair Bolsonaro, explicou como é a cirurgia feita neste domingo (13), para desobstruir o intestino do ex-presidente. Na sexta-feira (11), Bolsonaro foi levado às pressas para o hospital com fortes dores e um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes. As informações são d’O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— É uma cirurgia aberta, que vai corrigir essa parte da obstrução das alças (intestinais). Vai tirar a tela que ele tem, recolocar, então vai ser feita (a desobstrução). Então é uma cirurgia bem extensa. Veja bem, é um abdome que já foi muito manipulado, desde 2018, quando ocorreu a facada — disse Echenique, ainda na noite de sábado (12).
O médico explicou que, apesar das condições serem graves, Bolsonaro está estável, e detalhou a situação:
— Houve uma melhora no quadro da dor. Ele está bem confortável. Mas isso não significa que houve melhora no quadro de obstrução intestinal. Nos demais aspectos, de pressão, cardíaca, está estável. Mas o quadro abdominal está mantido. Não houve melhora.
Continua depois da publicidade
Hospital diz que Bolsonaro já passa por cirurgia
O Hospital DF Star informou neste domingo (13) que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.
Bolsonaro foi levado ao hospital no RN
Bolsonaro está internado no hospital privado DF Star, em Brasília. Ele foi transferido para a unidade particular após ser internado às pressas com fortes dores enquanto participava de um evento no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (11).
Ele chegou a ser atendido inicialmente no hospital da cidade de Santa Cruz (RN), e ainda na sexta foi transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, na capital potiguar.
Continua depois da publicidade
De lá, ele foi transferido de UTI aérea para Brasília, onde passaria por uma nova avaliação, para decidir se precisaria passar por uma nova cirurgia.
Veja fotos da transferência de Bolsonaro
Nota do hospital DF Star
“NOTA À IMPRENSA
Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star“
Leia também
Boletim médico atualiza estado de saúde de Bolsonaro: “Quadro inspira cuidado”
 
				 
                                     
                            
                            



