Uma cobra desfilou pela região central de Blumenau na tarde desta segunda-feira (28). A caninana estava na ponte da Rua Heinrich Hosang quando foi flagrada pela psicóloga Catarina Gewehr. Apesar do susto ao se deparar com a serpente, ela gravou um vídeo para mostrar a cena inusitada (assista abaixo).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O herpetólogo Alex Giordano Bergmann diz que pelas imagens não é possível cravar o tamanho exato da caninana, mas via de regra ela pode chegar a até três metros de comprimento. A serpente é conhecida por ser uma das mais rápidas do Brasil, mas não é peçonhenta e ajuda no controle de roedores.

Embora seja bastante ágil, o especialista tranquiliza: a Spilotes pullatus, nome científico da caninana, não corre mais rápido do que humanos e nem costuma perseguir pessoas. Apenas em casos extremos, quando encurralada, por exemplo, pode acabar mordendo, porém não tem veneno.

Continua depois da publicidade

Catarina até pensou em chamar o Corpo de Bombeiros Militar para resgatar a “exibida”, mas como viu que a serpente seguia em direção à vegetação, optou deixar a cobra seguir para seu habitat. A espécie é bem comum no Vale do Itajaí, pontua Cedro.

Veja quais as cobras mais comuns em SC

Leia mais

Prefeitura do Vale do Itajaí será a primeira de SC a produzir a própria energia elétrica

Investimento milionário em SC pretende reduzir lixo em aterro e transformá-lo em produtos

SC sai na frente com tecnologia promissora para reduzir poluição em construções