Com a proximidade do vestibular unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC), estudantes do COC Floripa e AZ Floripa poderão revisar os conteúdos da prova em um aulão especial nesta sexta-feira, 08. O evento presencial voltado aos alunos acontece das 7h30 às 12h30.

Estudantes do ensino médio entram na reta final dos estudos para os vestibulares ao final do ano e, o por isso, o COC Floripa e AZ Floripa elencam uma série de dicas de conteúdos que tendem a cair na prova, incluindo análise combinatória e probabilidade em provas de matemática, além das três Leis de Kepler e fenômenos de pressão relacionados a hidrostática em questões de física.

Sobre a prova

O Vestibular Unificado para 2024 oferece 6,7 mil vagas em 200 cursos de graduação. São 100 cursos da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC. As provas ocorrem em 9 e 10 de dezembro, das 14h às 19h, em municípios em todo o estado.

O professor Pedro, que leciona matemática, destaca que entre os temas que devem ser olhados com atenção pelos estudantes está a análise combinatória e probabilidade, que costuma corresponder a 30% da prova desta matéria no vestibular realizado pela UFSC nos últimos anos.

— Temos o arranjo, a combinação e a permutação. A permutação serve para trocar a posição dos objetos. Já o arranjo e a combinação são ferramentas usadas para formar grupos. Se a ordem importa, devemos usar o arranjo. Se a ordem não importa, devemos usar a combinação. Lembrando que o fatorial quer dizer multiplicar um número por todos seus antecessores até o um — comenta o professor.

Já o professor Tonho, de Física, detalha as três leis de Kepler para a movimentação dos corpos celestes nesta reta final antes da realização da prova do vestibular. A primeira lei é a Lei das Órbitas, que indica que as órbitas dos planetas são elípticas e o sol vai ter que sempre ocupar um dos focos da elipse.

— O fato de a órbita ser elíptica não exclui a possibilidade de ter uma órbita circular, tendo em vista que todo círculo é uma elipse. Nosso planeta faz uma órbita elíptica de baixíssima excentricidade, e, assim, é bem mais próxima de um círculo perfeito — compara.

A segunda Lei de Kepler, por sua vez, é a Lei das Áreas, que prevê que os planetas possuem vetores imaginários que ligam o planeta ao sol. 

— Os planetas varrem áreas iguais em intervalos de tempo também iguais. Assim, a velocidade de translação é máxima perto do sol, mas mínima longe do sol — diferencia.

Continua depois da publicidade

Além disso, a terceira Lei de Kepler é a Lei dos Períodos, que afirma que quanto maior for o raio médio, que é a distância entre o planeta e o sol, maior será o período de translação do planeta.

— Quanto maior a distância da terra ao sol, mais tempo demora para fazer uma volta em torno do planeta.

O professor Tonho também aponta os detalhes da implosão do submarino Ocean Gate, que descia em direção ao Titanic. A situação, segundo o professor, foi causada pela pressão hidrostática, pressão realizada pela coluna de água sobre os corpos. Quanto mais fundo, maior a pressão.  — A cada dez metros que vou descendo, há um acréscimo de pressão de um ATM.

Além disso, o submarino não está sujeito somente à pressão do mar, mas também à pressão atmosférica, que as moléculas de ar fazem sobre os corpos. No nível do mar, esta pressão é de um ATM. Assim, se um submarino estiver a dez metros de profundidade, terá dois ATMS de pressão, um da atmosfera e um da hidrostática.

Continua depois da publicidade

— A quatro mil metros, a pressão hidrostática é de cerca de 400 ATMs, uma pressão monstruosa — reforça o professor.

O material precisa ser resistente para aguentar essa pressão. Neste caso, a pressão externa ficou maior do que a interna e, como os fluidos tendem a se deslocar para a área de maior pressão para a de menor pressão, a água de fora simplesmente amassou o submarino. A implosão ocorreu quando a pressão esmagou o submarino, explicou o professor.

Vai prestar o vestibular unificado? Siga o COC Floripa e o AZ Floripa no Instagram e fique por dentro das principais dicas. 

Leia também

Vestibular Unificado IFSC, UFSC e IFC acontece neste final de semana

Santa Catarina tem aumento de 13,8% nas inscrições do Enem 2023

Cursos da área da saúde são os mais disputados em universidades públicas de SC