Ao passar das décadas e até dos séculos, várias marcas multinacionais se tornaram icônicas. E, certamente, algumas das mais importantes são Coca-Cola, Visa e Ford. Presentes praticamente no mundo todo, se tornaram referências em seus ramos e símbolos de sucesso. Mas tudo tem um início. Por isso, trouxemos as histórias e curiosidades dessas empresas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

A história das marcas mundialmente conhecidas

História da Coca-Cola

Primeiramente, vamos trazer a trajetória do refrigerante mais famoso do mundo. De acordo com o site oficial da Coca-Cola, a primeira versão da bebida foi servida em 8 de maio de 1886, quando o Dr. John Pemberton levou sua criação para uma farmácia de Atlanta, nos Estados Unidos.

Entretanto, o sucesso só veio depois da morte do farmacêutico. Isto pois Asa Griggs Candler, comprou a fórmula e começou a investir em montar uma companhia, se dedicando exclusivamente a bebidas, e investir em marketing.

Continua depois da publicidade

Tudo deu muito certo, atualmente mais de 2 bilhões de doses de Coca-Cola são vendidas no mundo, e mais de 700.000 colaboradores trabalham na companhia.

Teorias da Conspiração sobre a Coca-Cola

Justamente por ser um símbolo mundial, a Coca é alvo de muitas teorias da conspiração. Quem cresceu nos anos 90 e 2000, certamente já ouviu falar da teoria, completamente infundada, de que a logo da bebida ao contrário teria mensagens subliminares. Mas não é só coisa do passado.

Recentemente, viralizou uma fake news de que a Coca-Cola colocou RNA mensageiro na sua fórmula. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa G1, a sigla DNA Kof nas latas é uma forma de representar os valores.

História da Ford

Assim como a Coca-Cola, a Ford também se tornou um dos grandes do ramo em que atua. Fundada em 1903 pelo empresário Henry Ford, a Ford Motor Company começou a se notabilizar depois da fabricação do Ford T. A saber, esse foi o primeiro carro popular do mundo. Já no Brasil, segundo o site da própria montadora, a empresa chegou em 1919.

Continua depois da publicidade

Além disso, o impacto da empresa aumentou muito depois da criação de um modelo de montagem chamado Fordismo. Com o objetivo de produzir mais em menos tempo, Henry Ford passou a deixar cada funcionário responsável por uma parte específica do carro. Anteriormente, um funcionário fazia o carro inteiro.

Polêmicas envolvendo Henry Ford

Apesar de seu grande impacto como empresário e construtor de um império, Henry Ford é uma figura bastante polêmica, Muito disso veio pois Ford é considerado por relatos um notório antissemita. Tanto que, segundo o jornal americano The Atlantic, ela foi citado Até por Adolf Hitler como inspiração. Justamente por seu ideal contra os judeus nos Estados Unidos.

História da Visa

Por fim, vamos falar da empresa mais recente de todas desta reportagem. Em setembro de 1958, o famoso banco estadunidense Bank of America criou o BankAmericard, nas mesmas cores que hoje é a marca da Visa. Assim, se tornou uma das pioneiras em cartão de crédito no país.

Com o passar do tempo, bancos do país inteiro passaram a se juntar ao Bank of America e oferecer o cartão. Em 1973, as instituições se juntaram em uma única marca chamada National Bankamericard Incorporator (NBI). Já em 1976, esse conglomerado adotou o nome Visa, que segue até hoje.

Continua depois da publicidade

Papel do esporte na consolidação da marca Visa

A partir de 1979, a Visa passou a fazer campanhas massivas para que estabelecimentos comerciais passassem a aceitar a bandeira. Utilizando novas tecnologias e marketing. Porém, talvez o principal canhão foram os eventos esportivos.

Em 1988, por exemplo, a Visa se tornou a patrocinadora dos Jogos Olímpicos de Seul. Já na década de 90, a empresa colocou seu nome na Copa do Mundo de Rugby, esporte muito popular em grandes países como França, Inglaterra, África do Sul e Austrália.

Leia mais

Entenda se Explosão Solar pode acabar com a Internet em 2024

Os lugares que até parecem inteligência artificial, mas são reais

Quer perder gordura? Invista na musculação, diz estudo de Stanford

Destaques do NSC Total