A língua inglesa é uma ferramenta global de comunicação, indispensável tanto para o mercado de trabalho quanto na vida pessoal. Para preparar os estudantes diante deste cenário, o Colégio Bom Jesus oferece diferentes caminhos para o aprendizado do idioma, com iniciativas que vão da educação bilíngue ao currículo internacional. As matrículas para o ano de 2.026 estão abertas nas nove unidades da instituição em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de garantir o ensino da língua inglesa desde os primeiros anos, o Colégio estruturou um conjunto de programas que apostam em desenvolvimento linguístico, vivências culturais e metodologias ativas. Entre elas, estão a formação de cidadãos bilíngues, o reconhecimento oficial da Cambridge International Education e programas variados voltados para a internacionalização.

Na rotina do ensino regular da instituição, o idioma é trabalhado para que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação oral e escrita. Ainda, esse processo é apoiado por material didático selecionado e recursos digitais que favorecem aprendizagem interativa.

Iniciativas inovadoras favorecem o ensino de inglês

Em Santa Catarina, o Programa de Formação de Bilíngues é ofertado às turmas de período integral das unidades Pedra Branca, em Palhoça; Coração de Jesus, em Florianópolis; e Porto Belo, em Porto Belo. A proposta prevê formação integral, com exposição diária ao idioma e componentes curriculares desenvolvidos em inglês, o que amplia a integração entre conteúdo e língua.

As unidades de Itajaí e Blumenau tornaram-se Cambridge International Schools. Em parceria com o maior provedor mundial de educação internacional escolar, esses colégios adotaram um currículo elaborado com base em práticas pedagógicas globais, implementadas em mais de dez mil escolas distribuídas em mais de cento e sessenta países.

Continua depois da publicidade

Outros programas disponíveis no Colégio Bom Jesus são o Step Up e o Step Up Plus, que ampliam a carga horária de estudos da língua inglesa. A iniciativa atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para aprofundar habilidades de comunicação oral e escrita.

O Colégio Bom Jesus também recebeu a certificação Oxford Quality, selo concedido pela Oxford University Press. Para obtenção do reconhecimento, as escolas precisaram atender critérios relacionados a currículo, infraestrutura e metodologias de ensino.

De acordo com Patrícia Daiani Dias, coordenadora do English Department do Grupo Educacional Bom Jesus, a prática de metodologias ativas, o uso de recursos tecnológicos e professores altamente qualificados contribuem para o desenvolvimento das habilidades de comunicação em língua adicional. 

— A internacionalização voltada para a pluriculturalidade prepara nossos alunos para se comunicarem efetivamente por meio da língua inglesa, abre caminhos e amplia horizontes para novas culturas, diferentes valores e perspectivas — afirma Patrícia.

Continua depois da publicidade

Programas variados atendem estudantes que buscam internacionalização

A instituição ampliou as opções de internacionalização aos estudantes, através de iniciativas como o High School Bom Jesus, o International Advising Office (IAO) e o Language Center (Lace).

O High School Bom Jesus possibilita que os estudantes conquistem dois diplomas, já que podem cursar de forma simultânea o Ensino Médio brasileiro e a high school norte-americana. A estrutura é ofertada no Brasil, com tutoria on-line de professores da Texas Tech University. Já o diploma é reconhecido pela Texas Education Agency e facilita ingresso em universidades estrangeiras. Estudantes do programa podem participar do Academic Summer Camp, realizado na Texas Tech University, durante o período de férias escolares de julho.

Já o IAO é um programa de orientação aos estudantes interessados em cursar graduação no exterior. A iniciativa promove encontros e palestras sobre oportunidades acadêmicas internacionais e oferece um programa de formação, o College Prep Program, aos alunos do Ensino Médio. A partir de encontros mensais, os estudantes desenvolvem habilidades e competências relevantes para processos de admissão em universidades estrangeiras.

Por fim, o Lace conta com cursos presenciais ou on-line, ao vivo, desde o nível inicial até o nível de proficiência, para a aprendizagem da língua inglesa ou espanhola. O Lace é centro autorizado para aplicação dos exames Cambridge English e DELE (diploma de espanhol). Ainda, a partir deste programa, as unidades também organizam Intercâmbios Culturais em países da Europa e América do Norte. 

Continua depois da publicidade

Os estudantes do Colégio Bom Jesus ainda têm acesso ao American Space da FAE Centro Universitário. A FAE, integrante do Grupo Educacional Bom Jesus, foi a primeira instituição do Paraná a receber o espaço criado pelo governo dos Estados Unidos para imersão cultural aberta à comunidade.

Confira mais informações no site do Colégio Bom Jesus.