Todos os trajetos terceirizados de coleta de lixo em Florianópolis devem ser feitos pela empresa Racli, a vencedora da última licitação da prefeitura, até o próximo domingo (19). A expectativa da administração da Capital é que, a partir de então, o recolhimento seja normalizado, já que os funcionários da antiga empresa prestadora do serviço foram contratados pela atual.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

Desde que assinou o contrato com o município, na última quarta-feira (8), a Racli é responsável pela coleta de resíduos convencionais nas regiões Norte e Continente. No entanto, a operação começou só no domingo (12) e apenas nos bairros da região Continental. Por enquanto, o Norte da Ilha está sendo atendido por trabalhadores temporários, contratados para dar apoio à Comcap durante a temporada de verão.

Desde o fim de abril, quando começou a transição da antiga prestadora para a atual, a coleta vinha sendo feita pela Comcap, apesar da demanda ser superior à capacidade da empresa. Neste período, as reclamações sobre demora para coleta de lixo têm aumentado principalmente entre moradores do Continente e do Norte da Ilha. Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eduardo Sardá, o impacto era esperado pela prefeitura.

— Toda operação tem momento de transição, não tem como fugir disso. Foram dias de homologação e assinatura de contrato até a empresa operar. Hoje começamos uma força tarefa com as intendências, nas servidões, nos Ingleses e Rio Vermelho. A gente está retirando com as intendências e espera que até domingo tudo esteja normalizado — explicou.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Empresas de ônibus começam a retomar viagens de SC para RS

Megaoperação privada de SC para ajudar o RS tem até avião do Neymar

FOTOS: Quase 100 cães de raça de canil clandestino já foram adotados em Joinville

Destaques do NSC Total