Com a chegada do outono na Serra catarinense, começa também a tradicional colheita de pinhão, atividade típica que movimenta trabalhadores e famílias do meio rural na região. No entanto, os riscos associados ao processo acendem um alerta para acidentes, especialmente com quedas de araucárias, como os três casos registrados já na primeira semana da colheita na região serrana, segundo informações da Prefeitura de Lages.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Preocupada com a saúde e a segurança da população envolvida na atividade, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), lançou uma campanha de prevenção com foco na conscientização e na redução de acidentes.
Festa do Pinhão 2025: Lages anuncia novidades para a 35ª edição
As recomendações incluem o uso de equipamentos adequados, a adoção de práticas seguras e a atenção especial ao terreno e às condições climáticas.
Continua depois da publicidade
Entre as principais orientações, está a recomendação para que os trabalhadores evitem escalar pinheiros. A indicação é priorizar a coleta dos pinhões que já estão no solo ou, se necessário, utilizar varas adaptadas, sempre com os pés firmes no chão.
Além disso, o uso de luvas e calçados com solado antiderrapante também é recomendado, assim como o cuidado redobrado em terrenos irregulares e não colher próximo a rede elétrica.
Em caso de acidente, a orientação é de que a população siga protocolos básicos de primeiros socorros, mantenha a calma e acione os serviços de emergência pelos números 193 (Bombeiros), 192 (SAMU) ou 199 (Defesa Civil).
Leia mais
Rainha da Festa do Pinhão 2025 supera AVC e ganha 2ª chance no concurso e na vida
O que são as casas subterrâneas que guardam o legado indígena de mais de um milênio em SC