Santa Catarina teve uma taxa de crescimento de 275% no envio de pacotes nacionais por e-commerce no segundo trimestre de 2025 — envolvendo pequenos, médios e grandes negócios, em relação ao mesmo período do ano anterior. O número posiciona o Estado com o maior índice de crescimento no país. Os números fazem parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, realizado pela Loggi, que apresentou dados e tendências de entregas de pacotes no segundo trimestre de 2025 no Brasil.

Continua depois da publicidade

Depois de Santa Catarina, estão os estados do Rio Grande do Sul, com aumento de 175% na emissão de pacotes, seguido por Goiás (167%), Espírito Santo (124%) e Minas Gerais (45%). 

Pequenas e médias empresas são destaque em SC

Além disso, Santa Catarina se destacou como vice-líder em quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs), com 16% das remessas — mais que o dobro da participação das grandes marcas (6,5%).

De acordo com o levantamento, os empreendedores vêm se posicionando estrategicamente no mercado brasileiro, não apenas pela presença em diversas localidades do país, mas também pelo aumento no volume de envios, pelo valor agregado de suas mercadorias e pela adoção de modelos logísticos mais flexíveis, acessíveis e eficientes.

Veja quais são os produtos mais comercializados no Sul do Brasil no 2º trimestre de 2025

Continua depois da publicidade

As datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também foram impulsionadores do avanço das vendas e entregas em todo o país, representando 32% dos volumes de todo o trimestre, segundo a pesquisa;

Levantamento analisa

O Mapa da Logística é um levantamento da Loggi lançado em 2025 que apresenta, a cada trimestre, os dados locais e nacionais de envios e entregas, além de destacar categorias de produtos em expansão. Os dados são coletados com base em envios realizados —  entre pequenos, médios e grandes negócios, desde quem envia dezenas de pacotes até milhares diariamente — em todas as regiões do Brasil.

Nesta segunda edição, foi analisado o movimento logístico do Brasil no 2º trimestre deste ano, considerando mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios conectados nas cinco regiões do país, por uma base de 21 mil empresas de diferentes segmentos e regiões. 

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

Imagens inéditas revelam como será a nova e milionária atração turística de Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Empresa de SC líder em soluções para limpeza profissional investe e projeta crescer 17%

Proposta quer permitir dois andares a mais em prédios em regiões de Joinville; confira mapa

Com investimento milionário, Luciano Hang anuncia ampliação da Havan em Barra Velha