O projeto para permitir prédios mais alto em determinados bairros de Joinville foi alterado e agora a proposta é de ampliação de 15 para 21 metros. A nova altura máxima vai permitir, se a matéria for aprovada, dois andares a mais no setor de adensamento 03 (confira mapa abaixo), com abrangência em 17 bairros de Joinville. Dessa forma, o limite (gabarito) passa de cinco para sete andares – há possibilidade de metragem maior com a outorga. O projeto com as alterações (substitutivo) foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e agora está em análise na Comissão de Urbanismo.

Continua depois da publicidade

Onde ficar o setor de adensamento 03 em Joinville

A proposta previa permissão de gabarito ainda maior no setor 03 e mudanças na altura máxima também no setor 04. Mas a alteração proposta ficou apenas para o setor 03, de 15 para 21 metros. A mudança em relação à versão original foi adotada após tratativas com a prefeitura. O projeto foi enviado para avaliação pelo Conselho da Cidade e, no dia 28 de julho, será apresentado em audiência pública.

Autor do projeto, que tem assinatura de mais vereadores, Lucas Souza (Republicanos) cita uma série de vantagens, na avaliação dele, com a proposta, como maior valorização imobiliária, melhor aproveitamento do espaço urbano, maior oferta de moradias e geração de emprego na construção civil.

“Joinville precisa crescer com planejamento. Essa proposta garante que a cidade aproveite áreas já preparadas para receber mais moradores, evitando ocupação desordenada e trazendo novas oportunidades de moradia e investimento”, diz Lucas.

O setor 03 é formada por setores do Vila Nova, Nova Brasília e no perímetro urbano de Pirabeiraba. Na zona Leste, a abrangência alcança regiões do Aventureiro, Boa Vista e Comasa. A maior extensão do setor 03 fica na zona Sul, em partes do Fátima, João Costa, Boehmerwald, Jarivatuba, Petrópolis, Itaum, Paranaguamirim, Itinga, Parque Guarani, Profipo e Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Rota Imperial Caminho dos Príncipes em SC vira lei federal

“De cima para baixo”: como está sendo feita contenção de 50 metros em serra de SC

Avaliação vai definir o que será feito com ponte pênsil entre duas cidades de SC