As obras de contenção em região montanhosa da BR-285, em Timbé do Sul, têm estimativa de conclusão até o final do ano, conforme o DNIT/SC. A estrutura em instalação na Serra da Rocinha tem 50 metros de altura, com implantação de cortinas de concreto e telas de alta resistência. O pacote de obras inclui o asfaltamento de segmento final de 80 metros. O custo é de R$ 62 milhões.

Continua depois da publicidade

Confira imagens das obras

As atuais obras começaram em março, após elaboração de novo projeto devido ao deslizamento de encostas ocorrido no início de 2024. A primeira etapa foi de grampeamento do solo no cume da encosta, em procedimento para reforçar e estabilizar o terreno com instalação de tirantes de aço e telas metálicas.

Na atual etapa, as cortinas atirantadas (“muros” de concreto com tirantes de aço instalados no maciço rochoso) estão sendo instaladas no sistema “top-down” (de cima para baixo), conforme informa o DNIT/SC. As fundações da cortina superior foram concluídas e agora é a vez de instalação da sustentação da cortina inferior.

Estão em andamento a instalação dos tirantes e a concretagem dos painéis da estrutura. Os trabalhos também contemplam escavações, retirada do material escavado e armação e montagem das peças de concreto para nova linha da cortina superior e das fundações da cortina inferior. Ao todo, as obras de implantação e pavimentação da BR-285 têm 22 km, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Avaliação vai definir o que será feito com ponte pênsil entre duas cidades de SC

Continua depois da publicidade

Porto privado em SC tem avanço no movimento de cargas; quantos contêineres são transportados

Antigo ramal de ferrovia “sobrevive” em moinho centenário de SC

Qual a “diferença” nos alugueis entre as duas cidades mais populosas de SC

Joinville cai uma posição em ranking de saneamento e fica em 75º lugar entre 100 cidades

Parque ao lado de rio vai preservar o que ainda resta de antigo porto em SC

Qual a fatia dos Estados Unidos nas exportações de Joinville