A publicação da lei nesta quinta-feira oficializou a criação da Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, com foco no turismo cultural e rural, na região de Joinville e Jaraguá do Sul. O eixo central da rota é formado pelos segmentos das BRs 280 e 101 que cruzam os municípios no Norte do Estado. A lei tem origem em projeto apresentado em 2021 pelo deputado federal Coronel Armando (PL). A rota turística tem lei estadual desde 2021.
Continua depois da publicidade
A rota Caminho dos Príncipes é formada pelos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. A denominação Caminhos dos Príncipes é uma referência ao fato de terras na região terem feito parte do dote de casamento entre a princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro 2º, com o príncipe de Joinville, Francisco de Orleans. Foi a origem da colônia Dona Francisca, no século 19.
“Combinando história e cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza, belas paisagens litorâneas e bucólicas, além de recantos rurais, o Caminho dos Príncipes é um dos roteiros mais diversificados e atraentes de Santa Catarina”, afirmou o deputado Armando. A criação da rota turística colabora para o reforço de ações integradas de turismo entre os municípios.
“De cima para baixo”: como está sendo feita contenção de 50 metros em serra de SC
Avaliação vai definir o que será feito com ponte pênsil entre duas cidades de SC
Continua depois da publicidade
Porto privado em SC tem avanço no movimento de cargas; quantos contêineres são transportados
Antigo ramal de ferrovia “sobrevive” em moinho centenário de SC
Qual a “diferença” nos alugueis entre as duas cidades mais populosas de SC
Joinville cai uma posição em ranking de saneamento e fica em 75º lugar entre 100 cidades
Parque ao lado de rio vai preservar o que ainda resta de antigo porto em SC
 
				 
                                    