nsc
santa

Destino de lazer

Com hotéis fazenda e rota das águas, Gaspar se destaca no setor de turismo

O município recebe meio milhão de visitantes por ano e agora busca ampliar esse número oferecendo roteiros e experiências diferenciadas e seguras aos turistas

11/06/2021 - 15h56

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Turismo em Gaspar
O município de Gaspar oferece diversas atrações para todos os perfis, com hotéis fazenda, cascatas, restaurantes e “pesque e pague”.
(Foto: )

O município de Gaspar, localizado no Médio Vale do Itajaí, recebe em torno de 500 mil turistas por ano, mas tem buscado a expansão desse número de forma gradativa, com foco na qualidade e na experiência local para os visitantes, com roteiros seguros e diferenciados. Somente na Rota das Águas, os oito parques aquáticos e recantos naturais de Gaspar recebem cerca de 300 mil turistas por temporada.

Entre as atrações estão hotéis fazenda, cascatas, restaurantes e “pesque e pague”, que permitem a diversão em ambientes abertos, preservando o bem-estar. A cidade vem fortalecendo o turismo, aliando espaços de lazer e entretenimento com passeios para toda a família, prezando também pelo cuidado e conforto dos visitantes. O município já possui alguns roteiros de passeios consolidados, como a Rota Vila D'Italia e a Rota das Águas. Recentemente, integrou também a Rota da Linguiça.

Visando a retomada do setor, mas mantendo a chegada dos turistas ao município de forma estratégica e segura, a Rota Vila D’Italia vem atraindo um público entre cinco a sete mil turistas por fim de semana. Com uma culinária rica, fruto de uma mistura germânica, italiana e açoriana, produtos artesanais como imbuídos, doces e cachaças são premiados nacionalmente.

Turismo Cascanéia
A cultura gastronômica é um dos atrativos turísticos do município de Gaspar.
(Foto: )

Repleta de atrativos naturais, o município possui um dos melhores parques aquáticos do país e um dos melhores hotéis fazenda. Em 2020, foi a terceira cidade que mais arrecadou ISS no setor Turístico no Vale Europeu.

Atrações para toda a família

Um dos exemplos de sucesso do turismo de Gaspar é o Fazzenda Park Hotel. Inaugurado em 1998, o empreendimento possuía apenas 48 apartamentos na primeira construção. Hoje, conta com 250 em três estruturas e segue em expansão. Segundo Mayara Testoni, gerente de lazer do hotel, são sete categorias de acomodações, das mais simples às mais luxuosas.

— Nossa última novidade é a piscina, com 1500 metros de área molhada e o mesmo tamanho de área seca. Foi inaugurada no ano passado e agora estamos fazendo testes para aquecimento, com previsão de que até final de junho ela já esteja pronta, aquecida em 31 graus. Além disso, estamos em reforma em algumas categorias e vamos aproveitar para entregar mais 136 apartamentos em no máximo dois anos — conta Testoni.

O Fazzenda Park Hotel é reconhecido em todo o estado e possui foco no turismo familiar. A estrutura contempla restaurantes, salão de eventos, piscina, pedalinho, bicicleta, arvorismo, quadriciclo e fornece cinco alimentações por dia.

— Além da questão estrutural, apresentamos peças teatrais, feitas pelos nossos colaboradores. Temos musicais e shows de autoria do hotel, shows na piscina, acrobacias. Temos essa identidade teatral muito forte — destaca.

Outro case de sucesso do município é o Parque Cascanéia, fundado em 1987. Por temporada, que vai de outubro a março, o parque recebe cerca de 150 mil visitantes. No entanto, o parque vai ampliar esse período – deve iniciar em setembro e terminar no final de abril.

Monique Reinert, Diretora Comercial e de Marketing, conta que o parque não foi concebido para ser o que ele é hoje: um ponto turístico de grande proporção.

— Eram dois irmãos agricultores que começaram o negócio, fazendo uma represa no rio que passava pela propriedade. Eles alugavam churrasqueiras que construíram às margens e as pessoas frequentavam, para tomar banho de rio e aproveitar o final de semana. Com a visão empreendedora, construíram uma piscina feita toda de pedra, depois fizeram o primeiro toboágua da região e foram expandindo. Todo ano o parque contava com melhorias e continua dessa forma para encantar e surpreender nossos clientes.

Balanço mais alto do Brasil
Além das piscinas e brinquedos aquáticos, Parque Cascanéia possui o balanço mais alto do Brasil, com 40 metros de altura.
(Foto: )

A expansão ocorre ano a ano e hoje o parque conta inclusive com um Resort.

— Entre outras ações que foram destaque no início do parque e permanecem até hoje, está o “tobolouco”, brinquedo que possui 250 metros de extensão. A atração ainda está no parque e comporta até 25 pessoas. Apesar de ser um parque aquático, temos também outras alternativas de lazer, como o balanço mais alto do Brasil, com 40 metros de altura — comenta a diretora.

Monique conta ainda que em 2005 foi construído o primeiro hotel e outro em sequência, com obras acontecendo muito rápido. Atualmente, há também o resort ao lado do parque, que não inaugurou completamente ainda, pois está sendo inaugurado em etapas. Mas desde já, é mais um destino relevante para a região.

Fomento ao setor

Segundo a Prefeitura de Gaspar, o turismo é forte no município e um grande aliado para a geração de renda, emprego e oportunidades para população. O poder público incentiva festividades, que contribuem com a economia e o lazer, - mas sempre priorizando a segurança de todos os munícipes e visitantes - como a Expo Gaspar, que reúne festival de inverno, Festival da Tilápia e Expofeira, exposições da indústria e comércio, além do Festival da cerveja que iniciou em 2017.

De acordo com a diretoria de turismo do município, recriada em 2017, durante todo ano os visitantes podem curtir a cidade com diversas atrações, com eventos de Natal e esportes radicais como Parapente, Montain Bike, Wakeboard, Canoagem e Tiro Esportivo. Gaspar tem ainda uma das maiores feiras de aeromodelismo do mundo, a Fesbraer, que acontece no mês de maio e aquece o segmento de hotéis e pousadas da cidade e região.

Para fortalecer o turismo local, a administração está implantando dois novos equipamentos que poderão ser aproveitados pelos moradores como áreas de lazer e ainda fomentar o turismo. O Parque Náutico, que está em construção na Rodovia Jorge Lacerda, próximo à ponte Prefeito Dorval Pamplona, conhecida como Ponte do Vale, deve oportunizar a vinda de eventos náuticos, já que fica às margens do rio.

Com um investimento de mais de R$ 182 mil, o parque vai contar uma área aproximada de 15 mil metros quadrados em um espaço para práticas esportivas e recreativas para toda a família, além do acesso ao rio para a prática de esportes náuticos. Já o Mirante localizado na Rua Coronel Aristiliano Ramos em frente à Praça Getúlio Vargas e à Prefeitura Municipal, está em fase de finalização e deve ser palco de eventos culturais. O investimento foi de R$ 700 mil.

Plano de turismo em elaboração

Além dessas ações, a diretoria de turismo trabalha para a elaboração do Plano Municipal Territorial de Turismo do município, conforme prevê o Ministério do Turismo. O plano tem como principal meta conscientizar e fazer a população entender sobre o que é o turismo e a importância de fortalecer esse setor. A previsão é colocar o Plano de Turismo em prática ainda no primeiro semestre de 2022.

Mais informações sobre o município podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Gaspar.

Você também pode conferir o canal da Prefeitura de Gaspar no NSC Total.

Leia também

Turismo rural da serra de SC teve melhor desempenho na pandemia; entenda

Dados mostram que taxa de mortalidade por Covid-19 costuma ser menor em hospitais mais bem equipados

Votação online em reuniões de condomínio pode se tornar uma alternativa permanente

Colunistas