Com atrações internacionais, celebração da cultura regional e muitas histórias a serem contadas, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos (Animaneco) chega à sétima edição. O evento acontece entre os dias 14 e 24 de agosto em Joinville, São Francisco do Sul e, pela primeira vez, em Jaraguá do Sul. Serão mais de 170 apresentações com programação inteiramente gratuita.

Continua depois da publicidade

Durante 11 dias, o Animaneco promete realizar uma verdadeira celebração da criatividade que caracteriza o teatro de animação. Quem prestigiar as apresentações vai encontrar desde as tradicionais marionetes ao teatro de sombras, dos fantoches às caixas de lambe-lambe, dos manequins à manipulação de objetos.

Veja fotos da última edição do Animaneco

Natural de Jaraguá do Sul, Cássio Correa, coordenador geral do festival, conta que a expansão do Animaneco para a cidade é uma forma de agradecer e demonstrar seu carinho pelo município onde teve seu primeiro contato com a arte dos bonecos.

— Estamos levando uma programação bem expressiva com cinco espetáculos para Jaraguá do Sul esse ano — conta. O município recebe o evento pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

Outra novidade desta edição é a chegada dos mamulengos, um tipo de fantoche típico do nordeste com uma ligação íntima com a cultura popular daquela parte do país. 

— A gente já teve participações de Mamulengo nas últimas edições, mas de uma forma mais pontual. Neste ano estamos fazendo essa programação especial de uma primeira mostra de teatro de bonecos popular do Nordeste, comemorando os 10 anos de registro como patrimônio imaterial do Brasil, o Teatro de Mamulengo do Nordeste — explica o coordenador sobre a escolha das apresentações.

Neste ano, o evento recebeu mais de 400 inscrições e aceitou a participação de representantes de 12 estados brasileiros, além de 8 países: Espanha, Argentina, Chile, Colômbia e, pela primeira vez, da Alemanha, Turquia e Armênia. 

— O Animaneco é uma uma conquista, é um presente que a gente entrega a cada ano para Joinville, com uma programação cuidada, pensada com muito carinho, com muita inclusão, com muita responsabilidade, para que o público possa se emocionar. Temos espetáculos tanto para as crianças, quanto para adultos. Também é importante frisar: teatro de bonecos não é só para criança —  destaca Cássio.

Continua depois da publicidade

Outras atrações

Além dos espetáculos, o Animaneco também promove exposições, seminários e oficinas. O Seminário Internacional de Teatro de Animação de Joinville é um espaço habitual para discussão, trocas e novos conhecimentos a respeito desse universo. Em sua sexta edição, o seminário acontece entre os dias 15 e 17, no galpão da Ajote, sob o tema “Rituais e o Teatro de Animação”. 

Outra ação formativa oferecida pelo festival são as oficinas, ministradas por artistas que também se apresentam no evento. A programação completa e as orientações sobre as inscrições podem ser consultadas no site oficial do evento, que também conta com os endereços das apresentações nas três cidades catarinenses.

*Sob supervisão de Fernanda Silva

Leia também

Com recorde de público, JEC e Cianorte empatam na ida da 2ª fase da Série D

Quem é o bailarino do Bolshoi Joinville que ganhou contrato vitalício com a Ópera de Paris