Um gambá “sonolento” invadiu uma creche de Jaraguá do Sul para tirar um cochilo em um lugar inusitado. O animal foi encontrado dormindo em um berço, local normalmente usado pelas crianças.

Continua depois da publicidade

Ao chegar para trabalhar, os funcionários do centro de educação infantil do Centro da cidade notaram o animal dormindo em um berço e acionaram a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). O biólogo Gilberto Ademar Duwe foi até o endereço para fazer o resgate do gambá.

O especialista gravou o animal deitado no local inusitado e fez um vídeo do momento. O gambá aparece enroladinho, aninhado em meio ao lençol e um travesseiro. Ao ser acordado, ele se irrita.

Ele acabou sendo resgatado, retirado da creche e devolvido para uma área segura de mata.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo do gambá em creche de Jaraguá do Sul

Quem são os biólogos “influencers” de Jaraguá do Sul, famosos pelos resgates de cobras

Importância do gambá na natureza

Os gambás são os únicos marsupiais encontrados fora da Austrália e Nova Guiné. Isso significa que as fêmeas possuem uma bolsa em que carregam e protegem seus filhotes após o nascimento, similar aos cangurus e coalas, por exemplo. 

Gambás são animais onívoros e se alimentam de frutas, insetos, pequenos animais, aves, ovos e até lixo humano. Essa adaptabilidade alimentar é uma das razões para sua sobrevivência em áreas urbanas. Inclusive, o fato de comerem cobras e escorpiões, por exemplo, demonstra a importância de mantê-lo por perto, já que ele acaba fazendo um controle da quantidade de animais peçonhentos.

Outra característica marcante do gambá é o famoso fedor. Isso ocorre porque algumas espécies, como o skunk – que ocorre no Canadá, Estados Unidos e México –, possuem glândulas anais que liberam um líquido com odor extremamente forte e desagradável como forma de defesa. Isso serve para afastar predadores e é um dos motivos pelos quais esses animais são temidos e evitados.

Leia também

Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia

O que o único dublê brasileiro de Vin Diesel veio fazer em Joinville