nsc

Tempos difíceis

Eliminado com uma rodada de antecedência, JEC é o lanterna da Copa SC com apenas uma vitória

Temporada do Tricolor colecionou eliminações precoces no Catarinense, na Série D e na Copinha. E em 2022 o clube não tem calendário nacional

24/10/2021 - 17h47 - Atualizada em: 24/10/2021 - 18h57

Compartilhe

Jota
Por Jota Deschamps
JEC termina temporada amargando eliminações precoces e sem calendário nacional em 2022.
JEC termina temporada amargando eliminações precoces e sem calendário nacional em 2022.
(Foto: )

A sexta e penúltima rodada da Copa Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (24) e, com os resultados, o JEC terminou na última colocação, sem chances de classificação e ainda com uma rodada apenas para cumprir tabela. A eliminação precoce em um torneio que tem 8 times e o Joinville só conseguiu uma vitória até aqui, só expõe ainda mais o drama que vive o Tricolor no presente e que ainda vai viver nos próximos meses. Sem aspirações em um fim de temporada apático, o JEC volta suas atenções ao Campeonato Catarinense de 2022.

> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Chegando na penúltima rodada da Copinha obrigado a vencer justamente contra o líder, fora de casa, o JEC mais uma vez não fez uma boa partida. O Hercílio Luz, jogando em seus domínios, venceu por 1 a 0 com gol convertido na cobrança de um pênalti inexistente anotado pelo árbitro William Machado Steffen. Vini Urbano apareceu livre nas costas da marcação e, com a saída do goleiro Rafael Pascoal, o jogador hercilista se atirou ao gramado sem qualquer contato. Foi o bastante para o árbitro apontar a marca da cal. Na cobrança, o próprio Vini Urbano bateu e fez o gol único do jogo.

Apesar do erro grotesco da arbitragem, o JEC não conseguiu levar perigo ao gol do time do sul do estado e, com mais uma atuação bastante abaixo, viu o jogo e a competição terminarem ali para o Tricolor. No complemento da rodada neste domingo, o Figueirense venceu fora de casa o Caçador por 2 a 1, enquanto o Juventus venceu o Avaí - na Ressacada - por 2 a 0. Essa vitória do time de Jaraguá do Sul empurrou o Joinville novamente para a lanterna da competição. 

Com apenas um jogo por fazer, o Tricolor enfrenta o Criciúma na Arena nesta quarta-feira (27) e só pode chegar a 8 pontos. O Marcílio Dias, atual 4º colocado, já tem 9 e não pode ser alcançado pelo JEC.

TEMPORADA DE ELIMINAÇÕES

Após as conquistas da Copa Santa Catarina 2020 (disputada no início de 2021) e da Recopa Catarinense, o JEC chegou motivado para o Campeonato Estadual desta temporada. Mas após uma campanha oscilante na primeira fase, o Tricolor enfrentou o Brusque nas quartas de final e foi eliminado após um empate na Arena e uma derrota no Augusto Bauer.

Já na Série D do Campeonato Brasileiro, após uma campanha sólida e equilibrada na primeira fase da competição, o JEC caiu nas oitavas de final para o Uberlândia-MG na disputa dos pênaltis na Arena. Agora, na Copinha, em seis jogos já disputados, o Tricolor conseguiu apenas uma vitória, com dois empates e três derrotas.

> JEC Futsal goleia fora de casa e sai em vantagem nas oitavas da Liga Nacional

Sem aspirações nesta reta final de 2021 e sem calendário nacional para 2022, o foco agora se volta para a disputa do Estadual na próxima temporada, que se tornou a "Copa do Mundo" para o Joinville. O clube vai precisar garantir, no Catarinense, a vaga para o Campeonato Brasileiro de 2023 para voltar ao cenário nacional.

Colunistas