O Farol de Santa Marta, cartão postal de Laguna, no Sul catarinense, está aberto até este domingo (29) para visitação em junho, quando terminam as comemorações aos 134 anos do farol. Com uma torre de 29 metros de altura, quem sobe os 142 degraus de escada em formato de espiral, tem uma vista deslumbrante da costa do município.
Continua depois da publicidade
O farol abre para visitação em datas específicas. Em fevereiro, por exemplo, ele foi aberto por dois finais de semana. Agora, o motivo para abertura é o aniversário do farol. Depois da comemoração, porém, ainda não há previsão para que ele seja aberto novamente, segundo a Prefeitura de Laguna.
Para visitar o farol, basta levar um 1 kg de alimento não perecível, sem necessidade de realizar agendamento. O passeio pode ser feito das 9h às 11h e das 14h às 17h. Durante todo o mês, foi possível visitar o farol e, além disso, utilizar serviços públicos, disponíveis para a população local.
Às quintas-feiras, quem passava pelo local podia buscar atendimento na chamada delegacia itinerante, enquanto às sextas-feiras, a equipe do Hospital de Caridade Senho Bom Jesus dos Passos atendeu a população em casos de saúde.
Celebração em honra a São Pedro
Para finalizar as atividades no farol, ocorrerá uma programação especial com atividades religiosas e culturais para celebrar São Pedro, padroeiro dos pescadores. O evento iniciou na quarta-feira (25), com a chamada Noite Carismática e termina neste domingo.
Continua depois da publicidade
No sábado, acontece a transladação, às 18h45, com saída da casa da devota de São Pedro Alicinha. Depois, às 19h, ocorre a celebração com benção para os pescadores. Já às 21h, os visitantes podem participar da Festa Junina de São Pedro, com apresentações, brincadeiras, comidas típicas e show ao vivo com a dupla Rafael e Rodrigo.
Para encerrar a programação, uma missa com benção para os catequizandos será realizada neste domingo, às 10h30. À tarde, às 16h30, acontece o café colonial com direito a bingo.
Farol alcança mais de 40 km geograficamente
Em dias que o céu está limpo, com visibilidade máxima, o Farol de Santa Marta, construído praticamente inteiro com óleo de baleia, possui um alcance geográfico de 40,7 quilômetros, o equivalente a 22 milhas náuticas, segundo a Prefeitura de Laguna. Já à noite, sem nuvens, o farol luminoso alcança mais de 85 quilômetros.
Com uma câmera de luz formada por cerca de 300 cristais com 2,66 metros de diâmetro e 3 metros de altura, e uma lâmpada de 1000 watts, o farol ajuda navegadores na localização da Pedra do Campo Bom, em Jaguaruna, com lampejos de luz. Na maior parte do tempo, a luz do farol permanece acessa, com três momentos em que apaga brevemente.
Continua depois da publicidade
O ciclo total dura 30 segundos. A Prefeitura de Laguna explica que a luz permanece acesa com luz constante durante 15 segundos, se apaga por 5,5 segundos, dá um lampejo curto de 0,3 segundo, apaga novamente por 3,4 segundos, acende, e apaga novamente, retomando o ciclo.
Para o prefeito Peterson Crippa da Silva, o farol, considerado uma “pérola preciosa do município de Laguna pela sua especificidade turística e histórica e também pelos seus recordes”, tem um perfil turística e também náutico, sendo um motivo de orgulho para nosso município.
Veja fotos
Leia também
O maior farol do mundo construído com óleo de baleia completa 134 anos em SC
Cinco curiosidades sobre o maior farol do mundo construído com óleo de baleia em SC
 
				 
                                     
                            
                            





