Inaugurado em 11 de junho de 1891, o Farol de Santa Marta, localizado em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Completando 134 anos, o local contará com uma programação especial para visitantes neste mês. A edificação é a maior estrutura construída com óleo de baleia no mundo.

Continua depois da publicidade

O radiofarol é composto de pedra, areia, barro e óleo de baleia, reunindo um conjunto de construções: torre de 29 metros, Estação Rádio, quatro residências acopladas ao corpo do farol, três residências independentes e uma construção onde ficam os geradores de emergência.

Segundo a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna), o óleo utilizado na obra veio da baleia-franca, que costuma migrar para a região no inverno.

O aparelho ótico do farol foi construído sob encomenda na França, pela empresa Barbier, Benard & Turenne, após a necessidade de ter um facho luminoso que ultrapassasse o alcance de 20 milhas.

O dispositivo pesa mais de uma tonelada e é constituído por uma lanterna que mede três metros de altura e 2,66 metros de diâmetro. Para chegar ao aparelho, é preciso subir mais de 140 degraus de escada em espiral.

Continua depois da publicidade

A noite, com céu limpo, o alcance luminoso chega a 46 milhas náuticas, que é o equivalente a 85,1 quilômetros. Já o alcance geográfico, visível durante o dia com céu claro, é 40,7 quilômetros.

O trecho era considerado perigoso, tornando-se um cemitério de navios e embarcações menores, e os marinheiros pediam por mais segurança. Em 1883, a Marinha Imperial decidiu construir um dos faróis mais potentes da América Latina.

O Farol fica localizado no Cabo de Santa Marta, uma comunidade de pescadores, possuindo uma elevação de 45 metros de altura em relação ao nível do mar.

Veja imagens do farol

Continua depois da publicidade

Programação de visitação

Durante este mês de junho, o local estará aberto para visitação de quinta a domingo, a partir deste dia 5, das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Confira a programação do “Mês do Farol”:

  • Quintas-feiras: atendimento da Delegacia Itinerante e visitação ao farol;
  • Sextas-feiras: atendimento de saúde realizado com apoio da equipe do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, além da visitação;
  • Sábados e domingos: visitação livre mediante doação de alimento.

Leia mais

CPI que investigava prefeito de Capivari de Baixo é arquivada

Fotos mostram o antes e depois do centro da Cidade das Avenidas no Sul de SC