nsc

Esperançosos

Comércio de Joinville planeja "excelente" fim de ano

Presidente da CDL da maior cidade do estado falou à CBN e projetou um último trimestre bem diferente do registrado em 2020

14/09/2021 - 15h50

Compartilhe

Jota
Por Jota Deschamps
Comércio da maior cidade do estado espera saldo positivo no último trimestre de 2021.
Comércio da maior cidade do estado espera saldo positivo no último trimestre de 2021.
(Foto: )

Após meses de baixa e muitas perdas provocadas pela crise imposta pela pandemia, o comércio da maior cidade de Santa Catarina vislumbra uma reta final de 2021 com cenário bem diferente. Apesar de setembro ainda estar se encaminhando para sua segunda metade, os lojistas já estão de olho no último trimestre do ano. Em entrevista à CBN Joinville nesta terça-feira (14), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Manoel Ramos, previu que com o avanço da vacinação e a economia se recuperando, o Natal será um momento bem especial para a população em geral e também para os empresários.

— Estamos tendo todos os ingredientes necessários para que a gente possa ter um excelente fim de ano — comentou.

Segundo o presidente da CDL Joinville, muitos lojistas estão inclusive retomando os investimentos em seus negócios, o que indica uma confiança maior que o cenário geral vai se estabilizar nos próximos meses.

— Os empresários estão mais otimistas, têm lojistas já repaginando suas lojas, alguns ampliando [...]. A vacinação trouxe um pouco mais de otimismo — apontou.

Sobre a relação vacina-comércio, algumas cidades pelo Brasil estão implementando a obrigatoriedade dos clientes apresentarem comprovantes do esquema vacinal completo, com as duas doses ou dose única, para poderem frequentar as lojas. Joinville não tem previsão de impor esta medida. Para José Manoel Ramos, esta é uma questão "complicada", que requer muitos estudos e discussões, mas ele acredita que algum tipo de limitação deveria ser imposta para quem se recusa a buscar a imunização.

— As pessoas que não tomam a vacina por opção deveriam ter algumas restrições [...]. Mas é uma questão muito complicada — disse.

> "Nos deixa muito felizes", diz diretor do JEC Futsal sobre jogadores convocados para a Copa do Mundo

O presidente da CDL Joinville destacou ainda que a liberação para realização de pequenos eventos, como aniversários de família, festas sociais e pequenos encontros de amigos, já fazem com que a engrenagem da economia volte a funcionar "próximo da normalidade" na maior cidade do estado. Ainda de acordo com Ramos, o último trimestre também deve trazer a estabilização do crescimento da inadimplência na cidade, já que desde março de 2020 houve um "aumento significativo" no número de devedores. Nesta reta final de ano, com pagamentos de décimo terceiro por parte das empresas, o comércio acredita que as contas, aos poucos, serão colocadas em dia.

Abaixo você pode ouvir - na íntegra - o bate papo do presidente da CDL Joinville, José Manoel Ramos, com Jota Deschamps e Fernando Gonçalves no CBN Mais. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h ao meio-dia.

Colunistas