nsc
nsc

Neoway

Software de gestão antirrisco automatiza atividades rotineiras em 100%

O trabalho pode ser realizado de forma 100% automatizada com base em dados

21/10/2021 - 17h15 - Atualizada em: 03/11/2021 - 15h45

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Como a tecnologia no compliance ajuda a reduzir riscos ao negócio
Como a tecnologia no compliance ajuda a reduzir riscos ao negócio
(Foto: )

O compliance tem ganhado relevância em empresas de portes e segmentos variados, porque se tornou estratégico no apoio às tomadas de decisão. O departamento responsável por esse tema atua na mitigação de riscos de compliance aos negócios e na promoção de relações comerciais éticas e transparentes, elementos considerados diferenciais competitivos nos dias de hoje. Mas, para que o compliance alcance potência máxima e possa impactar a organização como um todo, é preciso ir além do capital humano.

> O que levar em conta na hora de colocar o compliance de pé?

O uso de tecnologia nessa área evolui a passos largos e já apresenta vantagens significativas. Soluções digitais são capazes de eliminar boa parte das tarefas burocráticas e massivas que até pouco tempo atrás eram feitas manualmente. Devido à evolução tecnológica, atividades rotineiras como diligências, monitoramento e análises manuais de informações agora podem ser delegadas a softwares que processam grandes quantidades de dados com agilidade e oferecem resultados atualizados.

Fundada em Santa Catarina, a Neoway é uma das principais expoentes do uso de tecnologia avançada para prevenção, detecção e remediação de riscos aos negócios. Líder na América Latina em Big Data Analytics e de Inteligência Artificial, a empresa tem suas soluções próprias de Risk & Compliance. O departamento de Compliance da companhia, liderado por Luciana Silveira, faz uso dessas tecnologias no dia a dia para realizar o trabalho de forma 100% automatizada. A matéria-prima que alimenta esse processo são os dados.

> Conheça os 5 pilares que sustentam um programa de compliance eficaz

Para Luciana, o principal diferencial da tecnologia aplicada ao compliance está no monitoramento dos riscos. 

— Com as soluções da Neoway temos acesso, por exemplo, a dados atualizados para saber se os nossos fornecedores estão em conformidade com normas e leis. Ter esse tipo de informação disponível a qualquer momento nos ajuda muito na hora de tomar decisões que impactam a operação — explica.

"O principal diferencial da tecnologia aplicada ao compliance está no mapeamento dos riscos", conta Luciana.
"O principal diferencial da tecnologia aplicada ao compliance está no mapeamento dos riscos", conta Luciana.
(Foto: )

Um dos itens que gera esse combustível para o monitoramento de riscos feito pela Neoway é o chamado “score de compliance”, desenvolvido pelo time de Ciências de Dados da empresa. Por meio de técnicas de machine learning aliadas a dados de Risk e Compliance, o score foi desenvolvido considerando mais de 100 variáveis e gera notas (de 0 a 100) que ilustram o nível de risco de determinada empresa.

— Com o score, a pessoa que estiver encarregada da análise saberá qual o grau de risco envolvido e os motivos para aquele resultado, podendo priorizar tratativas de acordo com o contexto e a necessidade — completa Luciana.

O score considera pontos de atenção de naturezas variadas para determinar uma “nota”, tais como: presença de Pessoas Politicamente Expostas no quadro societário das empresas; processos judiciais em aberto; pagamentos indevidos ou inclusão em lista de trabalho escravo; mudanças de CNAE; entre outros aspectos que podem indicar indícios de atividades ilegais ou práticas indevidas.

> Compliance oferece vantagens competitivas para todas as empresas

Além do score, outras soluções que compõem o portfólio da Neoway são utilizadas internamente pelo seu departamento de compliance: Pathfinder (usado para visualizar redes de relacionamento entre pessoas e empresas em diversos níveis); Webcheck (que faz varredura de mídias negativas) e o Watcher (utilizado para monitoramento contínuo de toda a sua base de terceiros). Combinadas, essas tecnologias trazem segurança e agilidade para processos como onboarding de novos clientes e funcionários, gestão de fornecedores, análise reputacional e conflito de interesses.

Algumas das soluções Neoway aplicadas ao Compliance
Algumas das soluções Neoway aplicadas ao Compliance
(Foto: )

Apesar de todas as vantagens oferecidas ao negócio, a tecnologia não deve ser considerada a única solucionadora das questões do departamento de compliance. Segundo a executiva da Neoway, a inteligência humana sempre terá papel de destaque nas demandas complexas e que exigem pensamento crítico e criatividade. Nesse contexto, caberá às ferramentas impulsionar as capacidades profissionais da forma mais eficiente possível.

Quer ler mais sobre compliance? Acesse o canal da Neoway no NSC Total.

Leia também

SC alcança o segundo lugar no Índice de Inovação dos Estados de 2021

Outubro Rosa: Projeção itinerante exibe mensagens de incentivo à prevenção do câncer de mama

Colunistas