As diferenças presentes em cada região dos Estados Unidos afetam diretamente as eleições presidenciais do país. Isso vai além do posicionamento político de ser mais Democrata ou mais Republicano, engloba desde o voto antecipado até a apuração dos resultados.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Diferenças entre estados e seu efeito nas eleições dos EUA
Diferente do Brasil, cujo sistema é igual para todos, nos EUA cada região tem as suas regras que são definidas pelas autoridades locais. Aliás, é possível que até dentro do mesmo estado sejam encontradas formas diferentes de votação, por exemplo.
Na maior parte das localidades, o voto é registrado em cédulas de papel, que depois podem ser escaneadas mecanicamente. Uma quantidade bem menor de estados utiliza sistema de votação majoritariamente eletrônica.
Até mesmo a forma como a apuração é realizada varia de local para local. Alguns podem adotar tecnologias de automação enquanto outros contam de forma manual. Por isso, o resultado da contagem sai bem mais rápido em alguns estados em comparação a outros.
Continua depois da publicidade
O que são estados-pêndulos e qual a sua influência
Em geral, o posicionamento político também muda conforme a região. Texas, por exemplo, é visto como um estado historicamente Republicano. Já a capital Washington, D.C. tem uma forte identificação com o partido Democrata.
Por outro lado, existem os “swing-states”, ou estados-pêndulos onde essa posição não é tão clara. Nesse contexto, os estados de Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin tendem a ser decisivos para o resultado final da eleição.
Leia mais
Como as mudanças climáticas estão sendo abordadas nas eleições dos EUA?
As principais alianças políticas nas eleições presidenciais dos EUA