nsc
santa

Bem-estar emocional

Programa de saúde mental de Balneário Camboriú cresce durante a pandemia

Procura dos moradores de BC ao Abraço à Vida, iniciativa da Prefeitura voltada à saúde mental, aumentou durante a crise do Coronavírus

22/07/2021 - 10h21

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Abraço à vida é iniciativa da PMBC voltada a pessoas que enfrentam dificuldades com sua saúde mental
Abraço à vida é iniciativa da PMBC para pessoas em quadro depressivo e com pensamentos suicidas
(Foto: )

O programa Abraço à Vida, da Prefeitura de Balneário Camboriú, atende moradores do município que enfrentam problemas de saúde mental, como pessoas depressivas e com pensamentos suicidas. A iniciativa da Prefeitura foi criada em 2018, mas durante a pandemia, viu seus números aumentarem.

Em janeiro e fevereiro de 2020, um período pré-pandemico, o programa voltado ao cuidado emocional fez 1.315 atendimentos. Já no mesmo período de 2021, o número de consultas foi de 2.716. Mais que dobrou. E é justamente neste contexto que passou a valer mais do que nunca a rede de proteção emocional implantada pela Prefeitura de Balneário Camboriú.

> Obra de recuperação da orla de Balneário Camboriú vai criar uma nova Praia Central

— Cuidar das pessoas, dos moradores de nossa cidade, é dever da municipalidade. Fazer grandes obras, gerir manutenção e infraestrutura nas várias áreas de atuação pública também. Mas temos que ter um olhar para as pessoas, um olhar especial. E é isso o que faz o Programa Abraço à Vida, ele é a concretização desse olhar como política pública. Tínhamos essa visão lá atrás, quando o programa foi implantado, e vemos agora o resultado desse trabalho num momento de crise, quando as pessoas precisam mais do que nunca de cuidado e tratamento emocional. Isso está fazendo a diferença na vida das pessoas atendidas — contextualiza a Prefeitura.

O Abraço à Vida já fez 29.420 atendimentos até junho deste ano. O programa atende 24 horas pelo celular ou Whatsapp (47 9982-2322), onde é feito o primeiro contato, momento em que pode ser agendada a consulta, se for o caso. A equipe do Abraço à Vida atende também no local onde há ocorrência, sendo, neste caso, geralmente acionada pela Guarda Municipal, Polícia Militar ou pelo Hospital Ruth Cardoso.

> Balneário Camboriú chega aos 57 anos com praias limpas

O espaço do Abraço à Vida fica na Casa da Mulher e do Voluntário, na Rua 2850, nº 303. Os atendimentos e consultas presenciais, pré-agendados, ocorrem das 8h às 22h, o que permite a quem trabalha durante o dia optar pelo atendimento à noite.

Atendimentos do Abraço à Mulher também cresceu na pandemia

No mesmo endereço do atendimento do Abraço à Vida, funciona, desde abril de 2019, outro programa de proteção social que tem feito a diferença: o Abraço à Mulher, um programa direcionado às mulheres vítimas de violência. Durante a pandemia, o número de atendimentos desses casos também cresceu muito, com destaque para as agressões de cunho físico e moral. 

Em janeiro e fevereiro do ano passado, antes da pandemia, foram feitos 524 atendimentos pelo programa Abraço à Mulher. Em janeiro e fevereiro deste ano, o número triplicou: 1.587 atendimentos. O serviço funciona 24h com regime de sobreaviso e o celular/Whatsapp é o (47) 99982-1906. Equipes deste programa de proteção social atendem, também, in loco, chamadas para atendimento de ocorrências feitas pela Guarda Municipal ou a Polícia Militar.

Para a gestão municipal, o Abraço à Mulher é o amparo que as mulheres que sofrem violência física, moral, psicológica, verbal, ou patrimonial precisam. Nesse programa, elas encontram acolhimento e tratamento para suas dores com psicólogas e assistentes sociais.

Veja mais iniciativas da Prefeitura de Balneário Camboriú no canal BCéMAIS.

Leia também

Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Após sucesso com roupas masculinas, empresa do Vale do Itajaí aposta em moda para elas

As diferenças entre carros elétricos, híbridos e a combustão

Colunistas