nsc
    hora_de_sc

    APRENDA

    Como conservar as peças de couro ecológico em casa

    As peças de couro ecológico podem ter ressecamentos e rachaduras; saiba como evitar

    22/12/2020 - 09h30

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Hora
    O couro nunca sai de moda
    O couro nunca sai de moda
    (Foto: )

    Roupas e peças de couro nunca saem de moda, ainda mais quando falamos de couro ecológico, peças especiais que estão em alta. Entretanto, elas exigem atenção na limpeza e na manutenção, para evitar ressecamentos e rachaduras até a próxima lavagem, pois é um material muito sensível às condições climáticas.

    > Cuidados necessários com a esponja para evitar as bactérias

    — Os couros ecológicos são construídos através de um tecido base, o qual recebe um revestimento de vinil ou poliuretano. Apesar de serem impermeáveis, com alta resistência a água e a umidade, possuem bom poder de agasalhamento, são bastante sensíveis as temperaturas, assim como aos raios solares diretos. São materiais que não possuem vida longa, por este o motivo devem ser conservados adequadamente — comenta Ricardo Monteiro, especialista em higienização.

    Para manter conservadas bolsas, jaquetas, calças, cintos, sapatos e tudo mais que tiver o couro ecológico em sua composição, há algumas dicas importantes de manutenção em casa para prolongar a vida útil das peças.

    — A principal recomendação é higienizar a roupa de couro ecológico em processo de lavagem a seco — alerta.

    Técnica que utiliza o solvente natural à base de água e com o apoio de produtos químicos biodegradáveis e tira manchas, a limpeza a seco proporciona uma higienização superior aos tecidos.

    Como limpar as peças de couro ecológico

    - Nunca lave o couro ecológico dentro de máquinas, este procedimento causa danos irreversíveis, como quebra e descascamento.

    - Utilize apenas pano úmido e limpo para fazer a higienização, secando logo em seguida com um pano seco.

    > Como dobrar lençol de elástico? Mulher ensina método inusitado e viraliza na web

    - Para a parte interna, pode-se utilizar um pano macio umedecido em uma solução de água com vinagre de vinho branco, cerca de 50ml de vinagre para 500ml de água. Essa solução ajuda a eliminar qualquer resíduo. Para a secagem, coloque a peça em um cabide de ombro largo e deixe secar na sombra, em local fresco e ventilado. Não exponha ao sol e não deixe em locais muito quentes, pois o calor excessivo pode ressecar e diminuir sua vida útil.

    - Caso tome chuva, use um pano seco para retirar o excesso de água e deixe a peça secando na sombra em local fresco e ventilado.

    - O uso de silicone líquido protege o couro ecológico das intempéries e prolonga sua vida útil.

    - Guarde a peça sempre pendurada, utilizando cabides de ombros largos. Não dobre a roupa de couro, assim evita-se vincos e quebras no revestimento.

    - Nunca passe a peça de couro, o calor deforma totalmente o material.

    > Unhas fracas ou quebradiças: entenda as causas

    — O uso frequente acaba tendo um desgaste prematuro, provocando o rompimento e rachaduras precocemente. Por isso, esses cuidados na manutenção são ideais para prolongar a durabilidade das roupas. Para uma higienização mais completa, a lavagem profissional é sempre o mais indicado — finaliza Monteiro.

    Colunistas