nsc
    dc

    Mobilidade

    Como deve ficar o trânsito no Sul da Ilha com a inauguração do novo aeroporto de Florianópolis 

    Especialistas acreditam que novo trajeto pode tornar o tráfego mais rápido quando as obras estiverem concluídas

    25/09/2019 - 21h16 - Atualizada em: 27/09/2019 - 16h42

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Conclusão do projeto está prevista para março de 2020
    Conclusão do projeto está prevista para março de 2020
    (Foto: )

    A obra do acesso ao novo aeroporto de Florianópolis, que também possibilita chegar aos bairros e praias do Sul da Ilha de SC, traz a promessa de desafogar o trânsito na região quando as obras estiverem completas. A conclusão do projeto, entretanto, está prevista para março de 2020. Até lá, os motoristas que passarem pelo trajeto podem se deparar com congestionamento nos horários de pico, segundo especialistas.

    O trânsito no novo acesso ao Sul da Ilha será liberado no próximo sábado (28) em dois trechos com apenas duas das quatro pistas previstas. Além disso, após o novo elevado do Carianos o trânsito estará em uma pista em cada sentido até março do ano que vem.

    Conforme o doutor em engenharia de transportes, José Leles de Souza, enquanto a pista estiver incompleta no bairro Carianos — trecho de 1,4 km que será acessada em mão dupla —, o congestionamento é inevitável.

    — Nesta primeira fase, com pista em mão dupla nas proximidades da Ressacada, cerca de 15% a 20% dos moradores devem se arriscar ao novo caminho. Depois de completas as obras, acredito que teremos percentuais mais elevados nesse deslocamento — diz Souza.

    O arquiteto e urbanista Ângelo Marcos Arruda, coordenador do Grupo de Trabalhos Estudos Urbanos do Instituto dos Arquitetos do Brasil em SC (IAB-SC) e membro do Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), calcula um número ainda maior: 30% dos moradores, segundo ele, devem optar pelo novo trajeto.

    — A distância aumenta um pouco, mas é benéfica nesse momento porque não há construções comerciais nem de serviço no caminho, o que elimina o fluxo de pedestre ou veículos passando para acessar esses organismos. É muito mais rápido — assegura Arruda.

    Os moradores do bairro Rio Tavares, no Sul da Ilha, embora não acessem a nova via, também podem ganhar com a mudança, segundo os especialistas, porque o novo trajeto pode "significar um alívio no trânsito daquela região".

    Leia mais: Entenda como vai funcionar o acesso de veículos ao novo aeroporto de Florianópolis

    Mapa mostra ponto em que pista funcionará em mão dupla até, pelo menos, março de 2020
    Mapa mostra ponto em que pista funcionará em mão dupla até conclusão das obras
    (Foto: )

    Leia também: De Starbucks a supermercado: saiba onde comer e comprar no novo aeroporto de Florianópolis

    Poucas interferências

    Embora o novo terminal tenha capacidade para receber 8 milhões de passageiros por ano, segundo a concessionária Floripa Airport, que é dobro do volume comportado pelo antigo aeroporto, o Estudo de Impacto na Vizinhança (EIV) realizado pelo Instituto De Planejamento Urbano De Florianópolis não apontou problemas ao tráfego no local:

    "O estudo de tráfego diagnosticou que a implantação e operação do empreendimento, embora se constitua em uma obra de grande porte e um equipamento regional com alta atração de pessoas, pouco irá interferir no sentido de geração/ampliação de tráfego sobre o sistema viário local, não alterando os cenários futuros de fluxos viários ocorrentes nas áreas de influência", diz o documento.

    O estudo levou em consideração uma contagem realizada em 2014, na principal rua de acesso ao aeroporto, quando 2,5 mil veículos passavam pela via em horários de pico. Na época, o maior número de tráfego era de automóveis, com 83,1%. Desse total, 8% eram taxistas, uma média significativamente maior do que em outras regiões do município, conforme apontou o documento.

    Conheça o percurso até o novo aeroporto

    Leia também

    A três dias da inauguração, acesso ao novo aeroporto de Florianópolis ainda não foi concluído

    Como serão os dois dias de inauguração do novo aeroporto de Florianópolis

    Confira as linhas de ônibus que vão passar pelo novo aeroporto de Florianópolis

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas