A pesca do robalo é uma tradição no município de Araranguá, no Sul de Santa Catarina. Na cidade, tanto a modalidade esportiva quanto a artesanal são realizadas geralmente no Rio Araranguá, que é conhecido também pelas suas diversas cores. Neste ano, o município sedia uma etapa nacional do Robalo Master Brasil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A espécie mais comum no Estado é o Robalo Peva, já em regiões como Norte e Nordeste do Brasil, a incidência é maior do Flecha. Porém, ambas as variedades estão presentes no Rio Araranguá. O Peva pode medir até 70 centímetros e pesar por volta de cinco quilos. Já o Flecha, que é conhecido por ser mais agressivo, pode passar de um metro e pesar mais de 20 quilos.
Estes animais são encontrados geralmente em rios, mangues e também em costões, no mar. Rafael França, pescador artesanal, explica que é preciso entender como o animal se comporta para poder ter sucesso na pescaria.
— Como ele é um peixe predador, ele ataca as presas que estão em evidência para ele. Eles ficam encostados na pedra, no mangue, ou em galhadas no rio, para atacar os peixes menores. Esses detalhes são importantes para que o pescador consiga capturar o seu pescado — conta Rafael.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do robalo
Modalidades de pescaria
Existem as modalidades de pesca de superfície, de meia água, de fundo, de caiaque e até de arpão. Isso vai de acordo com o ponto do rio ou do mar onde o peixe estará se alimentando. As pescas são feitas geralmente com tarrafa, rede ou até linha de mão.
Vale lembrar que há diferenças entre a pesca esportiva e a artesanal. Entre as principais distinções, estão as iscas. Entenda abaixo:
- Pesca artesanal: Como iscas, são usados camarões, sardinhas e outros peixes pequenos vivos;
- Pesca esportiva: Nesta modalidade, as iscas são artificiais.
Continua depois da publicidade
Segundo Rafael, se engana quem espera uma prática simples, pois o robalo tende a ser desafiador, exigindo mais técnica do pescador, principalmente dos esportivos, pelo fato das iscas serem artificiais.
— O robalo é um peixe muito técnico e inteligente. Então para apresentação de um material sem cheiro, sem gosto, terá que ser feito um movimento parecido com o natural, para que o peixe entenda e ataque a presa — afirma.
Em relação aos melhores horários do dia para pescar robalos, a resposta é: não tem hora exata. Isso porque os momentos variam de acordo com diversos fatores, como maré e vazão da água. Mas em geral, o mais comum é que a prática seja feita no amanhecer ou entardecer do dia.
Paraíso para os pescadores
O Rio Araranguá é conhecido por trocar de cor com frequência, variando entre tons de azul e verde. Essa mudança se dá devido a diversos fatores naturais, como minerais na água, e ações humanas. Há relatos de que ele chega a possuir sete cores diferentes.
Continua depois da publicidade
Além das cores, a vegetação e a fauna local são atrativos à parte para os pescadores.
— O melhor de tudo é estar aqui no paraíso. Aquele sol maravilhoso subindo, a água muitas vezes verde esmeralda. É maravilhoso. Quando a água está cristalina conseguimos enxergar os animais — completa Rafael.
Robalo Master Brasil
O Robalo Master Brasil 2025, campeonato individual de pesca esportiva, terá a 2ª etapa disputada em Araranguá nos dias 12 e 13 de abril. A prova será dividida em duas baterias: a classificatória no dia 12, das 8h às 15h30, e a final no dia 13, das 8h às 14h, ambas com largada na Marina Leko Náutica.
A competição reunirá cerca de 200 pescadores em quatro provas regionais realizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os três melhores de cada etapa garantirão vaga na final nacional, que reunirá os 12 melhores pescadores do Brasil em Torres (RS), no mês de julho.
O evento segue a modalidade de pesca e soltura, utilizando iscas artificiais, alinhado ao Pacto Global da ONU. Os barcos participantes possuem motores de 15 a 300 HPs, podendo atingir até 130 km/h. Para competir, é necessário possuir a carteira de Arrais Amador e o registro da embarcação junto à Marinha.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Conheça o rio de cinco cores que é berço da pesca e alvo de ação humana em SC
Conheça Araranguá: universidade, parque aquático e o que fazer








