Navegantes é atualmente a quinta cidade de Santa Catarina com o metro quadrado mais caro. O município seguiu a tendência das vizinhas Balneário Camboriú e Itajaí e se rendeu à verticalização, principalmente a partir dos anos 2000, quando começou o boom da construção civil na região. A Praia do Gravatá, hoje a queridinha dos banhistas na cidade, era bem diferente antes de os prédios dominarem.

Continua depois da publicidade

Receba notícias pelo nosso canal do WhatsApp

Na década de 1970, a vegetação predominava às margens da orla e não se tinha construções ao alcance dos olhos. É o que revelam fotos compartilhadas por apaixonados pela Praia do Gravatá na página Navegantes Antigamente, na redes sociais. Já nos anos 80, alguns imóveis começam a surgir à beira-mar. Mas é nas imagens tiradas a partir de 1990 que os prédios passaram a mudar a paisagem.

Dali em diante, os empreendimentos não pararam mais de surgir. De acordo com levantamento da Associação Empresarial de Navegantes, de 2000 a 2008, a emissão de alvarás para empreendimentos aumentou 361% em metros quadrados. E a Praia do Gravatá segue no gosto dos banhistas até agora. De olho nesse público, uma construtora projeta condomínio de 300 apartamentos na região.

Mas o que atrai tanta gente desde antes mesmo de os prédios dominarem? O mar calmo e a proximidade com cidades maiores é um dos motivos. Os relatórios de balneabilidade divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina mostram a praia dentro das condições desejadas, o que também é um fator positivo à cidade.

Continua depois da publicidade

Confira as imagens da Praia do Gravatá antigamente

Leia também:

FOTOS: Capela escondida no interior de SC guarda história centenária e arquitetura singular

Fotos revelam como era o Beto Carrero antes de se tornar o 2º maior parque temático do mundo