Litoral
Obra de alargamento da praia central reacendeu discussões sobre os prédios que dominam a paisagem do município
O início da obra de alargamento da faixa de areia da praia de Balneário Camboriú motivou críticas à cidade nas redes sociais. O nome da cidade chegou a ser Trending Topic no Twitter depois que uma foto aérea dos trabalhos na orla viralizou na internet.
> Foto aérea do alargamento da praia em Balneário Camboriú causa polêmica
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Parte dos comentários critica a especulação imobiliária e a forma de ocupação da cidade ao longo das últimas décadas, com construção de centenas de arranha-céus à beira da praia. Os prédios provocam um polêmico sombreamento na faixa de areia no período da tarde que também já colocou a cidade no alvo de reportagens internacionais.
Mas essa nem sempre foi a cara de Balneário Camboriú.
Balneário Camboriú se tornou município em 1964, quando se emancipou de Camboriú. O atrativo das praias e a implantação da BR-101 permitiram um estímulo à atividade do turismo, que desde então só cresceu.
Junto a isso, a cidade também assistiu a uma grande expansão da construção civil, com a construção dos famosos arranha-céus ao redor da orla da praia central.
Nas fotos abaixo, confira a mudança do perfil da cidade ao longo dos anos, até o período atual, em que o alargamento da faixa de areia promete uma nova mudança na paisagem de Balneário Camboriú.
> Conchas chamam atenção no alargamento da praia em Balneário Camboriú; veja explicação
Um vídeo publicado pelo Arquivo Nacional no YouTube mostra um trecho de um documentário sobre Balneário Camboriú de 1976. Confira:
Como são as conchas que cobriram a praia em Balneário Camboriú; veja fotos e vídeos
Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa "ondas" em triplex de R$ 17 milhões
Alargamento da praia pode aumentar em 20% preço dos imóveis em Balneário Camboriú