O início da obra de alargamento da faixa de areia da praia de Balneário Camboriú motivou críticas à cidade nas redes sociais. O nome da cidade chegou a ser Trending Topic no Twitter depois que uma foto aérea dos trabalhos na orla viralizou na internet.

Continua depois da publicidade

> Foto aérea do alargamento da praia em Balneário Camboriú causa polêmica

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Parte dos comentários critica a especulação imobiliária e a forma de ocupação da cidade ao longo das últimas décadas, com construção de centenas de arranha-céus à beira da praia. Os prédios provocam um polêmico sombreamento na faixa de areia no período da tarde que também já colocou a cidade no alvo de reportagens internacionais. 

Mas essa nem sempre foi a cara de Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú se tornou município em 1964, quando se emancipou de Camboriú. O atrativo das praias e a implantação da BR-101 permitiram um estímulo à atividade do turismo, que desde então só cresceu. 

Junto a isso, a cidade também assistiu a uma grande expansão da construção civil, com a construção dos famosos arranha-céus ao redor da orla da praia central.

Nas fotos abaixo, confira a mudança do perfil da cidade ao longo dos anos, até o período atual, em que o alargamento da faixa de areia promete uma nova mudança na paisagem de Balneário Camboriú.

> Conchas chamam atenção no alargamento da praia em Balneário Camboriú; veja explicação

Veja fotos de Balneário Camboriú ontem e hoje

Vídeo mostra Balneário Camboriú nos anos 1970

Continua depois da publicidade

Um vídeo publicado pelo Arquivo Nacional no YouTube mostra um trecho de um documentário sobre Balneário Camboriú de 1976. Confira: 

Praia Central de Balneário Camboriú, já com diversos prédios, na década de 1990
Praia Central de Balneário Camboriú, já com diversos prédios, na década de 1990 (Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú, divulgação)
Polêmica obra de alargamento da faixa de areia da praia de Balneário Camboriú, iniciada em agosto de 2021
Polêmica obra de alargamento da faixa de areia da praia de Balneário Camboriú, iniciada em agosto de 2021 (Foto: Renato da Silva, Porto Belo Drones)

Leia também

Como são as conchas que cobriram a praia em Balneário Camboriú; veja fotos e vídeos

Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa “ondas” em triplex de R$ 17 milhões

Alargamento da praia pode aumentar em 20% preço dos imóveis em Balneário Camboriú