A toninha encontrada com sinais de afogamento na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, na manhã do dia 15 de setembro, evolui bem e até já ganhou um nome: Diva. Ela passa por cuidados intensivos na unidade de estabilização da Universidade da Região de Joinville (Univille), sob cuidados do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e Toninhas do Brasil.

Continua depois da publicidade

Como está a toninha

Nesta segunda-feira (22), completou uma semana em que a toninha (Pontoporia blainvillei) está sob cuidados das equipes. Nos primeiros dias de tratamento, Diva recebeu procedimentos de oxigenioterapia, administração de glicose, hidratação (intravenosa) e medicamentos para o quadro de afogamento e prevenção de pneumonia.

Veja fotos do animal marinho

De acordo com o PMP-BS, o animal marinho também recebeu um tratamento com laserterapia e pomadas para a cicatrização de lesões no rostro e corpo, que podem ter sido causadas por redes de pesca. A frequência respiratória e cardíaca, assim como o seu comportamento e os sons (ecolocalização), também são monitorados 24 horas por dia.

Quando foi resgatada, a toninha estava exausta e com fadiga muscular. Por isso, foi colocada em uma maca, sempre com a supervisão de profissionais dentro da piscina. Conforme o quadro clínico foi evoluindo, o uso da maca foi substituído pelo apoio da mão do profissional. Já no final da tarde da última quinta-feira (18), a toninha conseguiu nadar e explorar a piscina de água salgada sozinha.

Veja como é o tratamento de Diva

Nome de toninha homenageia moradora de São Francisco do Sul

A toninha foi nomeada como Diva, em homenagem à moradora que a encontrou e acionou o resgate no dia 15 de setembro em São Francisco do Sul. Gerciane Luize Pinheiro Veiga possui um empreendimento na cidade que leva a palavra no nome.

Continua depois da publicidade

“Quando a segurei, não consegui segurar as lágrimas de tanta emoção, ao sentir o coração batendo na minha mão. Foi uma experiência que levaremos para nossas vidas, e continuaremos aqui na torcida e orando para que logo fique bem”, comentou Gerciane ao PMP-BS.

Relembre resgate de Diva

A toninha foi encontrada na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, na manhã do dia 15 de setembro. Avistado por moradores do Litoral Norte catarinense, o animal encalhou com sinais de afogamento por ter se enroscado em uma rede de pesca.

Apesar dos ferimentos, a toninha foi resgatada com vida. Este foi o primeiro resgate de uma toninha (Pontoporia blainvillei) viva, em 2025, no trecho de responsabilidade da Univille.

Confira como toninha estava quando foi resgatada

Reabilitação de toninhas

A reabilitação de toninhas segue o protocolo da Aliança para Conservação da Toninha (Alliance for Franciscana Dolphin Conservation Research, Rescue, and Rehabilitation — AFCR3) coordenada pela The National Marine Mammal Foundation, YAQU PACHA, Dolphin Quest e Nuremberg Zoo.

Continua depois da publicidade

A realização do PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Leia também

Com sinais de afogamento, toninha é encontrada por moradores em praia de São Francisco do Sul

Vira-lata caramelo aguarda por adoção há oito anos em Jaraguá do Sul

Caminhão atinge mais de 100 km/h em descida de serra após ficar sem freios na BR-376; VÍDEO