A kombucha é uma bebida fermentada que melhora a saúde do intestino. Feita com poucos ingredientes, essa bebida melhora a digestão e impulsiona a resposta imunológica, segundo O Globo. Confira como fazer em casa.
Continua depois da publicidade
A receita requer poucos ingredientes, mas deve ser feita com cuidado. De acordo com O Globo, a kombucha é obtida ao fermentar chá com açúcar e um cultivo conhecido como SCOBY (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast), em português, “Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras”.
Esse ingrediente, que parece um disco gelatinoso, flutua na superfície do chá e atua como fermentador, transformando os açúcares em compostos bioativos e funcionando como uma barreira natural contra contaminantes externos.
Apesar de só ter se consolidado como símbolo da cultura do bem-estar na última década, as raízes da bebida são antigas. Acredita-se que a kombucha tenha se originado na China há mais de 2.000 anos, onde era conhecida como “o chá da imortalidade”.
Ingredientes
- 1 litro de chá (preto, verde ou mate)
- 80 a 100 g de açúcar orgânico ou outro de sua preferência
- 1 SCOBY (colônia de bactérias e leveduras para fermentação)
- 100 ml de Kombucha pronta para iniciar a fermentação (opcional, como starter)
Continua depois da publicidade
Veja vídeo com passo a passo
Diversos vídeos nas redes sociais ensinam o preparo e apresentam os benefícios de consumir a kombucha. No canal do Youtube Dr Juliano Teles, o criador de conteúdo ensinou o preparo de forma simples e prática.
Primeiro, prepare o chá normalmente, dissolvendo o açúcar ainda quente para garantir boa homogeneização. Deixe esfriar até atingir temperatura ambiente.
Em um recipiente, coloque o chá adoçado. Acrescente cuidadosamente o SCOBY e o Kombucha starter, se estiver usando.
Cubra o recipiente com um pano limpo ou filtro respirável e prenda com um elástico para proteger a fermentação, permitindo a entrada de ar. Deixe a fermentação ocorrer em local sombreado, entre 20ºC e 30ºC, por cerca de cinco a 15 dias, conforme o sabor desejado. Durante esse período, experimente a cada dois dias para decidir o ponto ideal.
Continua depois da publicidade
Ao final da fermentação, retire o SCOBY com cuidado e reserve um pouco da bebida para iniciar o próximo lote. Transfira o restante para garrafas, que podem ser aromatizadas com especiarias ou sucos naturais a gosto.
Feche as garrafas e deixe-as em temperatura ambiente por um a três dias para criar a carbonatação natural. Após isso, refrigere para interromper a fermentação e conservar o frescor.
Sirva gelado em doses de 200 a 300 ml, ideal para cuidar do seu microbioma e imunidade diariamente.
Benefícios da bebida
Linda Jungwirth, licenciada em Ciências da Nutrição e Biotecnologia e especialista em microbiologia, destacou os efeitos probióticos e prebióticos da kombucha para a saúde intestinal, em conversa com O Globo.
— Ela fortalece as comunidades de bactérias benéficas no microbioma e ajuda a suprimir as nocivas — explica.
Continua depois da publicidade
De acordo com a especialista, uma microbiota saudável auxilia na digestão, na saúde emocional e contribui para a integridade das junções celulares intestinais, essenciais na prevenção da chamada “permeabilidade intestinal”, associada à inflamação crônica.
Apesar de ainda faltarem mais estudos específicos em humanos, os efeitos já observados do consumo da bebida incluem:
- Saúde digestiva: os probióticos ajudam a equilibrar a microbiota e a melhorar a absorção de nutrientes.
- Imunidade: um intestino saudável fortalece o sistema imune — cerca de 70% de suas células estão no trato digestivo.
- Ação antioxidante: os polifenóis do chá se transformam em compostos menores com efeito anti-inflamatório.
- Desintoxicação hepática: graças a ácidos orgânicos como o glucurônico.
- Mais energia: pela cafeína do chá e pelas vitaminas do complexo B.
- Regulação emocional: probióticos lácticos podem influenciar o humor e a resposta ao estresse.
*Com informações do O Globo e da internet





